As vendas líquidas aumentaram 2,8%, de US$ 6,32 bilhões para US$ 6,50 bilhões, acima do consenso de analistas do FactSet, que estimavam US$ 6,269 bilhões.
Segundo a companhia, o aumento das vendas líquidas nos segmentos da América do Norte e Internacional se deu por causa de três pilares de crescimento: as plataformas GROW na América do Norte, Foodservice e Mercados Emergentes.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu 5,48% no terceiro trimestre em relação ao mesmo intervalo de 2021, para US$ 1,398 bilhão.
Em termos ajustados, o lucro diminuiu 3,08%, para US$ 0,63 por ação. Analistas consultados pela FactSet esperavam um lucro ajustado menor, de US$ 0,56 por ação. As vendas orgânicas avançaram 11,6% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo intervalo de 2021 para US$ 6,58 bilhões.
No terceiro trimestre de 2022, houve um aumento de 15,4 pontos porcentuais nos preços dos produtos da companhia em relação ao mesmo período do ano anterior, mas recuo de 3,8% no mix de produtos, causados principalmente por restrições de oferta e elasticidade de preços das ações. Os custos com os quais a empresa precisa lidar incluem cadeia de suprimentos, embalagens e produtos básicos como laticínios, carne e café.
A Kraft Heinz e outros fabricantes de alimentos vêm lutando contra os desafios persistentes da cadeia de suprimentos e a alta inflação de custos das principais commodities alimentícias, com aumentos de preços que pesaram nos volumes de vendas, mas elevaram suas receitas.
Para o acumulado do ano, a Kraft projeta um lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização entre US$ 5,9 bilhões e US$ 6 bilhões, ante US$ 5,8 bilhões e ante US$ 6 bilhões previstos anteriormente. A companhia espera crescimento nas vendas líquidas orgânicas de 2022, excluindo o efeito do câmbio, aquisições e desinvestimentos.