A receita líquida cresceu 19,3% na mesma comparação, para US$ 8,05 bilhões. Segundo a Starbucks, essa alta foi motivada em parte pela base de comparação mais fraca, já que em igual trimestre do ano anterior os negócios foram afetados pela pandemia de covid-19. O forte desempenho das novas lojas operadas pela companhia nos Estados Unidos também contribuiu para esse aumento. Analistas consultados pela FactSet esperavam receita de US$ 7,98 bilhões.
De acordo com a companhia, as vendas de fim de ano foram um fator positivo no trimestre, mas a inflação acima do esperado, a escassez de mão de obra e custos mais altos associados à variante Ômicron do coronavírus pesaram sobre o desempenho.
As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 13% na comparação anual, refletindo um aumento de 3% no tíquete médio e de 10% no número de transações. As vendas mesmas lojas aumentaram 18% na América do Norte e nos Estados Unidos e diminuíram 3% no segmento internacional. Na China, essas vendas caíram 14%.
No primeiro trimestre fiscal, foram abertas 484 lojas, já descontados os fechamentos. O número representa aumento de 4% na comparação anual. Ao fim do período, a Starbucks tinha 34.317 lojas globalmente, sendo 51% próprias e 49% licenciadas. Com informações da Dow Jones Newswires.