Notícias

Notícias

Lucro líquido da CTC sobe 28,7% no 3º trimestre ante trimestre anterior

Por
Estadão Conteúdos

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), companhia de melhoramento genético e biotecnologia na cana-de-açúcar, obteve lucro líquido de R$ 39,12 milhões no terceiro trimestre do ano-safra 2021/22, avanço de 28,7% em comparação com igual período da temporada anterior. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 37,9% no mesmo período, para R$ 64,72 milhões, enquanto a receita líquida avançou 23,2% e alcançou R$ 115,85 milhões.

Em comunicado, a companhia destaca que a receita líquida subiu expressivamente em razão do aumento da receita com royalties e do melhor mix de variedades.

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores do CTC, Rinaldo Pecchio, afirmou ao Broadcast Agro que os preços sustentados de açúcar e etanol significam melhor saúde financeira dos clientes, ajudando a segurar o índice de inadimplência. “Temos ano bastante positivo, com clientes bem capitalizados”, disse.

Ele destacou que o custo com pesquisa no trimestre subiu 26,2% na comparação anual, para R$ 38,5 milhões, mas que isso se trata de investimento no crescimento de longo prazo. A maior parte do aumento nesse gasto, diz a companhia, é com preenchimento do quadro de profissionais na área de Biotecnologia e Sementes.

Nos próximos dois anos, entretanto, Pecchio não vê lançamento de novos produtos comerciais da empresa. “Todo o trabalho de pesquisa e desregulamentação está sendo feito dentro da normalidade, mas não devemos ter previsão de lançamento comercial.”

IPO

O executivo diz que o CTC continua fazendo o trabalho de educação com potenciais investidores antes da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), cujo processo foi interrompido em abril do ano passado. “Fazemos trabalho de education e esperamos condições um pouco melhores para eventualmente retomarmos com um pouco de força”, diz ele. Pecchio destaca que este ano, com a expectativa para a eleição presidencial, pode andar um pouco de lado, e que diversas empresas não conseguiram fazer grandes lançamentos.