Segundo Sampaio, a prorrogação de contrato – mecanismo em que as concessionárias assumem novos compromissos de investimento para renovarem o contrato – permitiria a construção de um acesso ferroviário ao Aeroporto de Brasília.
O plano estaria dentro do projeto de um ramal ferroviário que conectaria Luziânia (GO) ao centro da capital federal. Esse trecho, contudo, segundo apurou a reportagem, seria viabilizado pela renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), administrada pela VLI, que já está há tempos em tratativa com o governo para prorrogar seu contrato.
O Aeroporto de Brasília está sob administração da Inframerica desde 2012, após leilão realizado naquele mesmo ano, prevendo um contrato de concessão de 25 anos. Além do ativo na capital federal, a Inframerica também administra o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) – este em processo de devolução pela empresa.
Em plena corrida eleitoral pela Presidência, a declaração foi dada em cerimônia no Palácio do Buriti, em Brasília, sede do governo do DF, convocada para o ministério anunciar obras de duplicação de 17,2 quilômetros da BR-080/DF.