No ajuste de fechamento, o índice DXY, que mede a variação da moeda americana ante uma cesta de seis rivais fortes, cedeu 0,10%, a 96,774 pontos. O ING explica que a falta de um pregão em Wall Street hoje deixou os negócios “calmos”, mas as perspectivas para o dólar são positivas.
“Dado que esta métrica ponderada do dólar em particular está fortemente inclinada para as moedas europeias, a combinação de um Federal Reserve (Fed) hawkish e de uma quarta onda de coronavírus na Europa está fazendo o DXY parecer muito competitivo”, explica o banco holandês.
No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 115,37 ienes, enquanto libra cedia a US$ 1,3324 e euro avançava a US$ 1,1211. Pela manhã, o Banco Central Europeu (BCE) divulgou ata referente à mais recente reunião de política monetária, em que dirigentes admitiram que a inflação deve ser mais duradoura do que o esperado, embora a expectativa ainda seja de que os preços moderem ao longo de 2022.
O estrategista George Vessey, do Western Union, ressalta que, nos últimos dias, a divisa comum europeia foi prejudicada por dados econômicos mistos e o agravamento da pandemia em vários países da região. “Mais desafios da cadeia de abastecimento, lockdown restabelecidos em todo o continente e divergências crescentes de taxas de juros sugerem que mais fraqueza pode estar a caminho”, alerta.
O Produto Interno Alemão (PIB) da Alemanha cresceu 1,7% no terceiro trimestre ante o anterior, segundo informou hoje a agência oficial de estatísticas do país, Destatis, na leitura final do indicador. O grupo de pesquisas de mercado GFK, por sua vez, revelou que o sentimento do consumidor alemão recuou de a -1,6 em dezembro.
No mundo emergente, o destaque negativo no mercado cambial foi o peso mexicano. A indicação do presidente mexicano, López Obrador, da vice-ministra das Finanças, Victoria Rodríguez, para liderar o BC do país (Banxico) foi recebido com ceticismo entre os agentes financeiros.
“Os investidores estão avaliando um caminho ainda mais íngreme para as taxas de juros, juntamente com a preocupação de que a nova presidente não tenha experiência em política monetária”, explica o Julius Baer.
No fim da tarde, o dólar avançava a 21,5781 pesos mexicanos, enquanto cedia a 12,0074 liras turcas e 76,728 rublos russos.
Contato: andre.marinho@estadao.com