Notícias

Notícias

Moedas: índice DXY do dólar cai, com recessão técnica nos EUA no radar

Por
Estadão Conteúdos

O índice DXY, que mede a variação da divisa americana ante seis rivais fortes, fechou em queda nesta quinta-feira, 28. A divisa americana foi pressionada pela divulgação da leitura preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que mostrou que a economia americana está em recessão técnica, o que poderia fazer com o Federal Reserve (Fed) arrefeça o aperto monetário nas próximas reuniões.

No fim da tarde em Nova York, o euro caía a US$ 1,0187, a libra se mantinha estável a US$ 1,2165 e o dólar se desvalorizava a 134,30 ienes. O índice DXY fechou com queda de 0,09%, a 106,351 pontos.

Após ter ganhado fôlego pela manhã, o DXY reduziu ganhos logo após a divulgação do PIB dos EUA, que encolheu a uma taxa anualizada de 0,9% no segundo trimestre, levando a economia americana a uma recessão técnica, de acordo com a primeira leitura do indicador divulgada pelo Departamento do Comércio do país. A queda é “decepcionante”, mas não significa que a economia americana esteja em recessão, avalia a Capital Economics. “No geral, os dados confirmam que o crescimento subjacente desacelerou acentuadamente, diz a consultoria. No entanto, com as condições do mercado de trabalho ainda se mantendo firmes e a inflação muito alta, o Fed não deve mudar seus planos de aperto monetário”, analisa, em relatório enviado a clientes.

Ainda segundo a consultoria, os mercados financeiros consideraram a combinação da decisão do Fed de ontem e o PIB de hoje como confirmação de que os formuladores de políticas diminuirão seu ciclo agressivo de aperto monetário em breve. “Nossa sensação, no entanto, é que tais esperanças são prematuras e que algumas das tendências dominantes deste ano, notadamente a alta do dólar americano, se reafirmarão em pouco tempo”, completa a Capital.

Entre os emergentes, o peso argentino se desvalorizou frente ao dólar americano, no mercado oficial, em meio a especulações sobre novas mudanças no gabinete de governo do presidente Alberto Fernández. Segundo a imprensa local, Sergio Massa, atual presidente da Câmara de Deputados, poderia substituir a ministra da Economia, Silvina Batakis, ou assumir como chefe de gabinete. No fim da tarde em Nova York, o dólar avançava a 131,1687 pesos, de 130,9485 pesos no fim da tarde de ontem. No mercado paralelo, o chamado “dólar blue” fechou em queda de 3,68%, em 314 pesos, segundo o jornal Ámbito Financiero.