Notícias

Notícias

Novos empréstimos da China crescem com força em março e superam as expectativas

Por
Estadão Conteúdos

Os bancos da China ampliaram drasticamente a concessão de empréstimos no mês passado, ajudando a dar sustentação a uma economia que enfrenta o rápido enfraquecimento da demanda.

Em março, os bancos chineses liberaram 3,13 trilhões de yuans (US$ 491,4 bilhões) em novos empréstimos, montante bem superior ao 1,23 trilhão de yuans repassado em fevereiro, segundo dados publicados nesta segunda-feira pelo PBoC, como é conhecido o banco central do país.

A cifra de março superou de longe a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 2,6 trilhões de yuans em novos empréstimos.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, também apresentou forte expansão entre fevereiro e março, de 1,19 trilhão de yuans para 4,65 trilhões de yuans.

A base monetária da China (M2), por sua vez, teve acréscimo anual de 9,7% em março, ganhando força ante a alta de 9,2% de fevereiro. A projeção do mercado para março era de novo incremento de 9,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.