Notícias

Notícias

Ouro fecha em alta com dólar fraco, em dia de foco no payroll dos EUA

Por
Estadão Conteúdos

Depois de ter operado em baixa ou perto da estabilidade durante a maior parte da sessão, o ouro fechou em alta nesta sexta-feira, após o dólar se enfraquecer ante os pares. Um recuo nos juros dos Treasuries também impulsionou o metal precioso.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro subiu 1,30%, a US$ 1.816,8 por onça-troy. Na comparação semanal, houve ganho de 1,84%.

O foco do mercado nesta sexta foi a divulgação do relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos. Em outubro, de acordo com os dados do Departamento do Trabalho americano, o país gerou 531 mil vagas. O resultado veio acima da mediana dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que era de 400 mil novos postos.

Após a publicação do payroll, o dólar chegou a ganhar força, mas inverteu o sinal e passou a recuar ante os pares no começo da tarde.

Quando a moeda americana está valorizada, as commodities ficam mais caras e menos atrativas para quem negocia com outras divisas. Em cenário oposto, quando o dólar está mais fraco, a atratividade das matérias-primas aumenta.

Outro fator que ajudou o ouro nesta sexta foi a queda nos rendimentos dos Treasuries. Isso porque os títulos da dívida pública americana concorrem com o metal precioso como ativo de segurança. Quando os juros caem, os títulos ficam menos atrativos.