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Petrobras anuncia fim da paridade internacional de preços do combustível

Por
Marcel Lima

A Petrobras anunciou que sua diretoria aprovou uma nova estratégia comercial para definir os preços da gasolina e do diesel vendidos por suas refinarias, substituindo a política de paridade de importação (PPI). A nova estratégia prioriza o custo alternativo do cliente na precificação, levando em consideração as principais opções de fornecimento, sejam eles fornecedores dos mesmos produtos ou produtos substitutos.

Além disso, o valor marginal para a Petrobras também será considerado, com base no custo de oportunidade de diferentes alternativas para a empresa, como produção, importação e exportação de produtos ou petróleo utilizado no refino.

A estratégia comercial busca preços competitivos por região de venda, equilibrados com os mercados nacional e internacional, levando em conta a melhor alternativa disponível para os clientes, de acordo com a Petrobras. Os reajustes continuarão a ser feitos sem uma periodicidade definida, evitando repassar para os preços internos a volatilidade conjuntural, e as decisões continuarão sob a responsabilidade do Grupo Executivo de Mercado e Preço.

A Petrobras afirma que a nova estratégia comercial permite uma competição mais eficiente, levando em consideração sua participação no mercado, otimizando seus ativos de refino e buscando uma rentabilidade sustentável. A empresa reitera seu compromisso com a sustentabilidade financeira de longo prazo, mantendo-se equilibrada com o mercado e comprometida com a geração de valor.

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