Notícias

Notícias

Petrobras vai destacar baixa emissão de CO2 dos campos do pré-sal na OTC

Por
Estadão Conteúdos

A baixa emissão de CO2 dos campos do pré-sal será um dos destaques deste ano da Petrobras na Offshore Technology Conference (OTC) 2022, que será realizada de 2 a 5 de maio em Houston, Estados Unidos. A emissão média de CO2 equivalente por barril produzido na indústria mundial é 70% maior do que as emissões no pré-sal, informa a estatal.

“Esse resultado é reflexo dos avanços da Petrobras no programa de captura, uso e armazenamento geológico de gás carbônico – o Carbon Capture, Utilization and Storage (CCUS) – o maior da indústria em águas profundas”, disse a Petrobras em nota.

Segundo a estatal, enquanto a média da indústria mundial emite 17 quilos de CO2 por barril produzido, em campos do pré-sal como Tupi e Búzios, essas emissões são de 10 quilos por barril.

Pela primeira vez, um profissional brasileiro receberá o prêmio “OTC Emerging Leaders”, que será entregue ao engenheiro da Petrobras Gabriel Serrão Seabra. A premiação reconhece a capacidade de liderança de empregados do segmento de exploração e produção offshore, com até dez anos de carreira.

Serrão atua no programa estratégico que busca a excelência no desenvolvimento de modelos de reservatórios de petróleo. Com o impulso da inteligência artificial e realidade aumentada, o programa é voltado para ampliar a incorporação de reservas, bem como reduzir riscos e custos.

Executivos da empresa, entre eles os diretores Rafael Chaves e João Henrique Rittershaussen, vão apresentar ao longo do evento a revitalização da bacia de Campos, que há mais de 40 anos produz petróleo no Brasil; a contribuição da Petrobras na transição energética, com a produção de petróleo e gás de baixo carbono e restauração de florestas; a estratégia da empresa de focar em ativos localizados em águas profundas e ultraprofundas com dupla resiliência,tanto ambiental quanto econômica; entre outros temas.

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, não irá à OTC.