Educação Financeira

Qual é o seu perfil de investidor? Veja aqui

1 Minutos de leitura

Entender o seu perfil de investidor é a melhor forma de autoconhecimento financeiro. Cada pessoa possui expectativas e objetivos diferentes e tem atitudes e personalidades distintas diante das mais diversas situações, agregando ainda enorme variedade nas alternativas de investimento e de produtos financeiros.

Tais fatores são as principais diretrizes no momento de investir, ou melhor, de saber qual é o seu perfil de investidor. Conhecer o seu perfil, através da classificação do seu “tipo” de investidor, facilita muito o caminho rumo aos seus objetivos, de forma alinhada com os investimentos secionados.

Perfil e Investimento

Investir é uma equação que leva em conta o risco, a rentabilidade e o tempo de retorno financeiro.

Risco e retorno são partes de uma relação que se cria ao se investir, no momento em que, com base no seu perfil, é definido o caminho para atingir seus objetivos.

Nesse sentido, uma boa seleção dos produtos, que se enquadrem de forma eficiente ao seu perfil, torna-se o principal fator que definirá o sucesso de seus investimentos.

Em resumo, o conhecimento do seu perfil será fundamental, portanto, no processo de decisão de investimento.

3 perfis de investidores

A) Perfil Conservador: aquele que prefere não correr riscos em seus investimentos.

B) Perfil Moderado: o investidor consegue lidar com algumas eventuais perdas, a fim de obter maior potencial de ganho no longo prazo;

C) Perfil Arrojado: é o tipo de pessoa que admite eventuais perdas mais significativas de capital, caso isso signifique uma possibilidade considerável de retorno mais alto no futuro.

A partir de conceito de perfil de investidor entendido, podemos realizar a alocação nas melhores opções disponíveis do mercado. O conhecimento do perfil funciona como uma forma de proteção ao investidor à medida que agrega o gerenciamento de riscos na seleção de investimentos.

Podemos ainda, como forma de agregar valor ao gerenciamento de riscos, considerar que uma boa diversificação na seleção dos ativos, dentro do perfil identificado, tende a equilibrar eventuais disfunções nos investimentos, causadas por momentos de volatilidade de mercado, aliviando desta forma, situações de estresse.

Qual é o seu perfil de investidor? Veja aqui

Posts relacionados
Educação FinanceiraRenda Variável

Criptomoedas: o que são, como funcionam e como investir?

5 Minutos de leitura
Muitos investidores já ouviram falar da possibilidade de investir em criptomoedas, mas não sabem como esse mercado funciona. Com a ascensão dos…
Educação FinanceiraRenda Variável

Investir no Brasil ou no exterior: qual a melhor opção?

4 Minutos de leitura
Apesar dos dois recentes aumentos consecutivos da Selic – a taxa básica de juros –, desde 2015 ela foi sofrendo cortes. Podemos…
Educação FinanceiraGuias de Investimentos

Planejamento Financeiro: tudo o que você precisa saber para fazer o seu!

11 Minutos de leitura
O seu dinheiro pode ser um grande aliado na conquista de objetivos e no alcance de novas oportunidades. Porém, isso só é…