Investimentos

Investimentos

Quer Investir em Ouro? Conheça o papel desse metal precioso na carteira de investimentos

Por

Buscar formas de diversificar seu portfólio e equilibrar os riscos pode ser vantajoso para sua estratégia como investidor. Nesse sentido, investir em  ouro  é uma alternativa para diversificação de seus investimentos

Esse metal precioso pode funcionar como um instrumento para proteção do portfólio e, consequentemente, ajudar a equilibrar os resultados. Desse modo, o ouro pode contribuir para o planejamento de investidores com foco em renda variável.

Por isso, é fundamental analisar como ele pode funcionar em sua estratégia. Neste artigo, você entenderá o papel do ouro em sua carteira de investimentos.

Boa leitura!

Qual a importância de se investir em ouro?

Metais preciosos como o ouro costumam ser alternativas buscadas por seu potencial de hedge — ou seja, proteção. Isso acontece porque eles funcionam como reservas de valor em muitos países. Logo, podem proteger investidores contra a volatilidade do mercado e possíveis perdas.

O motivo está no fato do ouro representar um recurso escasso. Esse aspecto gera uma maior percepção de valor pelo mercado. Além disso, ele é considerado um metal nobre e apresenta uma grande procura — apesar de não ser abundante.

O metal também se destaca pela sua descorrelação com a bolsa de valores. Isso significa que, quando ela apresenta uma baixa, é comum que o ouro se valorize. Dessa forma, ele pode ser uma oportunidade para quem possui ativos de renda variável no seu portfólio.

Nesse sentido, a função de hedge do ouro é semelhante ao que ocorre com o dólar norte-americano. Isto é, ambos podem ser mecanismos de proteção de investidores brasileiros contra eventuais oscilações ou crises no mercado nacional.

Entretanto, o dólar e outras moedas estrangeiras podem ser afetadas pela situação econômica ou política do país de sua emissão — o que já não acontece com o ouro. Por isso, muitos países montam reservas financeiras com esse metal precioso como recurso de proteção.

Dessa forma, eles procuram aumentar a segurança e estabilidade de seus recursos diante do risco de crises e alterações do cenário internacional. O ouro também se destaca por:

  • apresentar elevada liquidez em determinados produtos e reconhecimento internacional;
  • ser utilizado como garantia em certas operações;
  • ampliar o potencial de diversificação dos investimentos.

Quais são as alternativas para ter ouro na carteira de investimentos?

Agora que você entendeu a importância de investir em ouro, é interessante conhecer as principais alternativas para se expor a esse metal precioso via mercado financeiro. Afinal, a compra direta do metal, como em barras ou na forma de joias, pode não ser a maneira mais eficiente.

Confira!

Fundos de investimento

Os fundos de investimentos estão entre as principais alternativas para se expor ao ouro. Eles são um veículo coletivo que conta com a presença de um gestor profissional — que será o responsável pela alocação do patrimônio.

Desse modo, os fundos de ouro são aqueles que direcionam a maior parcela dos seus recursos para alternativas ligadas ao metal. Assim, o objetivo é acompanhar os resultados do metal e oferecer proteção para investidores.

As movimentações do fundo dependem da sua estratégia. Assim, podem existir veículos mais arrojados e outros com maior moderação na exposição ao investir em ouro. Logo, é fundamental analisar essas características para encontrar aquele mais alinhado com seus objetivos e seu perfil de risco.

ETFs de ouro

Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, são um tipo de fundo de investimento com cotas negociadas na bolsa de valores. Eles se caracterizam por terem o objetivo de replicar o desempenho de um indicador do mercado — que, nesse caso, será específico desse metal precioso.

Assim, os ETFs de ouro buscam acompanhar o preço dele usando um índice como benchmark. Além disso, eles geralmente monitoram a cotação em dólar desse metal. Logo, podem ser uma alternativa para investir em ouro na bolsa de valores.

Contratos futuros

Também é possível operar com ouro pelo mercado futuro da bolsa. Nesse ambiente, as negociações podem acontecer de duas formas. A primeira é por contrato cheio — cujo ticker é OZ1D e o ouro é de 250 gramas. A outra possibilidade é negociar minicontratos, de 10 gramas, com ticker OZ2D.

O mercado futuro também é uma opção para aqueles que desejam operar no curto prazo — realizando atividades de especulação. Assim, além do papel de proteção, é viável utilizar o ouro para buscar lucro com oscilações.

Resgate físico do Ouro

Além de entender como investir em ouro no mercado financeiro, vale destacar que a liquidação física é uma possibilidade. Ou seja, é possível resgatar seu investimento na forma física do metal — no caso, o ouro em pó, na B3.

Essa pode ser uma possibilidade em contratos futuros e a termo. Entretanto, nesses casos, o investidor deve ter um lote de 250 gramas.

Contudo, é indispensável ter cuidado com o armazenamento do metal. Afinal, pode haver custos para deixá-lo em um local seguro. Ademais, manter o ouro em casa aumenta o risco de ocorrer um roubo ou furto e comprometer seu patrimônio.

Como saber se vale a pena investir em ouro?

Como você viu, contar com o ouro na carteira de investimentos pode ser uma alternativa para quem busca maior proteção contra flutuações dos preços — especialmente na renda variável. Isso acontece porque ele pode equilibrar os riscos do portfólio

Assim, você deve levar em consideração o seu perfil de investidor para entender se vale a pena se expor a esse metal. Afinal, apesar de poder ser uma escolha para ter maior segurança na carteira, há riscos nesse investimento.

Desse modo, o metal pode se adequar a investidores moderados e arrojados. Como eles contam com uma maior parcela do patrimônio exposta à renda variável e aceitam ter exposição maior à volatilidade, o ouro pode servir em uma estratégia de hedge.

Além do perfil, vale analisar seus objetivos financeiros. Com isso, você terá uma melhor compreensão sobre o papel que o ouro poderá desempenhar no seu planejamento de investimentos.

Como acompanhamos, contar com ouro na carteira de investimentos pode ser importante para proteger seu capital contra as oscilações do mercado. Se você se interessou pela estratégia, é preciso entender as características desse metal e as formas de se expor a ele.

Quer conhecer novas alternativas de investimento do mercado? Conheça o Fiagro!