Notícias

Notícias

Seis das oito atividades do varejo caem em setembro ante agosto, revela IBGE

Por
Estadão Conteúdos

Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram retração nas vendas em setembro ante agosto, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido caiu 1,3%.

Os recuos foram registrados em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,6%), Móveis e eletrodomésticos (-3,5%), Combustíveis e lubrificantes (-2,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%).

As duas demais atividades escaparam do vermelho, mas ficaram estagnadas: Livros, jornais, revistas e papelaria (0,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,1%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve recuo de 1,1% em setembro ante agosto. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 1,7%, enquanto Material de construção caiu 1,1%.

Queda

Após um recuo de 1,3% no volume vendido em setembro ante agosto, o varejo passou a operar 6,8% abaixo do pico alcançado em novembro de 2020, dentro da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 2000, informou o IBGE. Já o varejo ampliado, que encolheu 1,1% em setembro ante agosto, está em nível 8,0% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.