Os avanços foram registrados em equipamentos e material para escritório informática e comunicação (13,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%), combustíveis e lubrificantes (0,4%), móveis e eletrodomésticos (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).
Na direção oposta, houve perdas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve elevação de 0,7% em março ante fevereiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 0,1%, enquanto Material de construção subiu 2,2%.
Comparação com março de 2021
De acordo com o IBGE. sete das oito atividades que integram o varejo registraram expansão em março de 2022 ante março de 2021. Na média global, o comércio varejista teve um crescimento de 4,0%.
Houve avanços em tecidos, vestuário e calçados (81,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (36,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,9%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (16,2%), móveis e eletrodomésticos (6,7%), combustíveis e lubrificantes (6,0%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,5%).
O único recuo foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,4%).
No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, as vendas subiram 4,5% em março de 2022 ante março do ano anterior. O segmento de Veículos e motos, partes e peças cresceu 7,3%, e Material de construção avançou 1,2%.