As mudanças de consumo impostas pela pandemia motivaram o maior uso da tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication), segundo a gerente de Pagamentos Digitais da Sodexo no Brasil, Simone Borges. “Antes, o pagamento por aproximação ficava limitado aos mais jovens, mas cresceu o uso de novas tecnologias por outros públicos, assim como a necessidade de alternativas que diminuíssem o contato e, consequentemente, o contágio da doença”, avalia.
A inclusão do serviço na Apple Pay, anunciada em fevereiro de 2022, também contribuiu. “Usuários da Apple tendem a aderir mais a novas tecnologias”, comenta. Ela afirma ainda que a campanha para promover a novidade trouxe também novos usuários de Android que ainda não conheciam a funcionalidade. A funcionalidade é oferecida para clientes dessa plataforma desde junho de 2021.
Por questões de segurança, a Sodexo optou por oferecer a aproximação apenas por meio das carteiras digitais, sem a possibilidade de pagar sem contato por meio do cartão físico. Os planos da empresa não param por aí.
“Entendemos que as soluções de pagamento digital trazem um diferencial para a marca. É uma tendência que deve continuar a crescer. Em breve teremos mais novidades”, afirma Simone, destacando que a empresa é a única do setor de benefícios a oferecer a solução de pagamento sem contato.
A Sodexo tem registrado crescimento no volume de transações desse tipo mês a mês, segundo a executiva. No entanto, ela reconhece que há um longo caminho pela frente. “Temos ainda uma base grande para ser ativada”, comenta.
Para atrair novos usuários para esse tipo de tecnologia, a Sodexo continuará apostando em campanhas de cashback e na divulgação por meio de redes sociais e mídia para captar tanto clientes Android quanto iOs.