Notícias

Notícias

S&P reafirma rating BBB da Itália e altera perspectiva de positiva para estável

Por
Estadão Conteúdos

A S&P Global reafirmou nesta terça-feira, 26, o rating ‘BBB’ da Itália, mas alterou perspectiva de positiva para estável. A agência de classificação de risco destacou que o presidente italiano Sergio Mattarella dissolveu o parlamento após a renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi e que tal desenvolvimento “pode desviar o foco das principais reformas e pesam ainda mais sobre a confiança e o crescimento em um momento de alta incerteza e inflação crescente na economia global e europeia”.

“Isso pode comprometer a implementação oportuna dos marcos e metas das quais dependem os fundos de resiliência e recuperação da UE da Itália, que são equivalente a 7,6% do seu PIB. Como resultado, revisamos nossa perspectiva para estável de positiva. A perspectiva estável equilibra os riscos crescentes para a economia”, explica a S&P Global.

Com a guerra da Rússia na Ucrânia, a agência ainda revisou para baixo a projeção de crescimento do PIB em 2022, para 2,8% de 3,1%. “Embora as exposições comerciais da Itália à economia russa são modestas, a inflação de custos de energia exerceu pressão sobre a confiança e gastos”. A S&P ainda ressalta que, apesar dos progressos significativos na diversificação da oferta de gás (incluindo os recentes aumentos na produção doméstica), cerca de 40% das importações de gás para a Itália ainda vem da Rússia. “Além disso, desde junho de 2021, as entregas totais russas de gás para os membros da União Europeia caíram cerca de 60%”, completa.