Notícias

Notícias

TAG e Celse fecham acordo para ligar terminal de Sergipe à malha de gasoduto

Por
Estadão Conteúdos

A Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e a Transportadora Associada de Gás (TAG) informaram ao mercado que celebraram a assinatura do Contrato de Conexão de acesso para interligação do Terminal de GNL da Celse com a Rede de Transporte da TAG.

Pelo acordo, a TAG fica responsável pela implementação de um gasoduto de aproximadamente 25 km e das infraestruturas de acesso necessárias para conectar o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Celse à Rede de Transporte de gás natural da TAG, ao passo que a Celse ficará responsável pelo pagamento mensal de uma Tarifa de Conexão, ao longo de 30 anos, para remunerar os investimentos que serão realizados pela TAG.

De acordo com a Celse, o contrato é um instrumento fundamental para viabilizar a realização de sua visão de ser o principal polo de gás e energia do Brasil. A partir de meados de 2024, quando o gasoduto de interconexão estiver em plena operação comercial, diferentes novos negócios em gás e energia serão possibilitados pela Celse ao mercado nacional.

Já para a TAG, que planeja investir em torno de R$ 300 milhões nessa obra de conexão, esse contrato representa mais um avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil.

“Para o mercado como um todo, trata-se da viabilização do acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional de gás natural, proporcionando maior competição de preços, liquidez de transações, flexibilidade e segurança de suprimento em benefício de todos os usuários conectados ao sistema integrado de transporte e distribuição”, disseram as empresas em um comunicado.