Notícias

Notícias

Tendências de alta na bolsa em 2020: como obter sucesso em seus investimentos

Por
Thiago Goulart

Uma das grandes promessas do mercado financeiro para 2020 são as tendências de alta na bolsa de valores. Desde 2019, a bolsa vem acumulando ganhos consideráveis e chamando a atenção dos especialistas sobre uma possível inversão de tendências, já que se observava uma baixa desde 2008.

Se você tem capital investido em ações ou pretende diversificar sua carteira em 2020, saiba o que os analistas financeiros estão pensando e o que você deve considerar para obter sucesso em seus investimentos.

Entenda as tendências de alta na bolsa

O mercado da bolsa de valores é estudado, principalmente, pelo estudo de gráficos. A análise técnica, como é chamada, acompanha toda a movimentação que influencia a formação dos preços. Nos últimos 26 anos ocorreram apenas três grandes tendências de alta, e é possível que estejamos iniciando uma nova.

Antes de cada tendência primária de alta, o mercado de ações passa por uma tendência primária de baixa, fechando um ciclo completo. As tendências de baixa, normalmente, acompanham crises políticas ou econômicas, internas e externas.

Com a recuperação da crise, a bolsa também tende a responder positivamente. No caso atual, os sinais de melhora na economia geraram um primeiro movimento otimista, que tende a continuar.

No entanto, esse movimento não acontece de forma linear e as tendências secundárias podem apresentar uma recuperação ou uma queda momentânea. Assim, no começo da recuperação, ou fase de acumulação, é comum que ainda haja dúvidas se o mercado positivo representa uma nova tendência primária de alta.

Após um 2019 com ganho superior a 20%, a Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, deixou economistas e investidores animados com a perspectiva para 2020. Um cenário otimista de recuperação econômica, reformas e retorno dos investimentos indica que a tendência de alta deve permanecer.

Mantenha a cautela e não aja por impulso

Apesar de o cenário ser otimista e da aparente tendência de alta, é impossível afirmar com certeza que não se trata de uma tendência secundária de alta. Até porque, o cenário político e econômico ainda apresenta incertezas e qualquer mudança pode impactar na bolsa.

Por isso, os especialistas indicam que seu investimento em ações seja feito de forma cautelosa e bem planejada. É um momento de se pensar a médio e longo prazo, não agindo por impulso e estudando bem cada movimento a ser feito.

Fazer pequenos investimentos, que tenham mais finalidade educativa do que buscar grandes lucros, principalmente se você está começando, é o mais recomendado para adquirir experiência e conhecer melhor as tendências do mercado.

Além disso, uma assessoria profissional faz toda a diferença, principalmente em momentos de incerteza e especulação. Contar com a experiência e o profissionalismo de uma assessoria financeira como a Vai Investir pode ser uma ótima ideia para quem quer aproveitar as tendências de alta da bolsa, sem correr riscos desnecessários.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer obter sucesso em seus investimentos em 2020, fale com um de nossos consultores e receba a melhor assessoria para cuidar dos seus investimentos.