A atividade também atingiu em dezembro o maior nível desde agosto de 2015. Ainda assim, o volume de serviços prestados está 5,6% abaixo do pico da série histórica da PMS, iniciada em 2012, que foi registrado em novembro de 2014.
Segundo Rodrigo Lobo, gerente da PMS, o movimento de recuperação que levou o volume de serviços prestados acima do nível anterior ao visto antes da pandemia foi puxado pelas atividades voltadas para a demanda das empresas. O destaque são os serviços de tecnologia da informação (TI), que atingiram em dezembro de 2021 o recorde da série histórica, com um nível de atividade 48,9% superior ao visto em fevereiro de 2020.
Com a alta de 1,4% em dezembro, o volume de serviços prestados fechou o quarto trimestre com alta de 0,4% ante o terceiro trimestre de 2021. No ano, o avanço foi de 10,9%, a maior variação anual já registrada na série da PMS.
De acordo com Lobo, o bom desempenho em 2021 se deve, em parte, pelo fato de o setor de serviços ter levado mais tempo em seu processo de recuperação, já que muitas de suas atividades dependem do contato presencial, na comparação com as retomadas vistas na indústria e no comércio varejista.
“O delay na recuperação (em relação a outros setores da economia) trouxe uma base de comparação, em 2020, comprimida. Isso traz uma escala maior de crescimento em 2021 para os serviços”, afirmou Lobo.