Notícias

Notícias

Santader/Botín: bancos e mercados de capitais devem apoiar transformação verde

Por
Estadão Conteúdos

Executiva-chefe do Santander, Ana Botín defendeu nesta terça-feira, 2, que bancos e mercados de capitais proporcionem financiamento a fim de impulsionar a transformação para uma economia mais verde “e o crescimento que isso trará consigo”. Durante discurso na International Banking Conference, ela defendeu a importância de haver uma regulação global para permitir financiar “a grande transição”.

Botín disse que os líderes mundiais “têm que entender as consequências” do quadro atual e considerou a cúpula COP26 em Glasgow como “a última oportunidade” para manter vivos os compromissos estabelecidos em 2015 no Acordo de Paris, de atingir zero emissões líquidas em 2050.

Segundo ela, o Santander tem uma meta na descarbonização. “Em 2030, deixaremos de prestar serviços para clientes com mais de 10% de sua receita proveniente do carvão térmico e eliminaremos toda exposição à mineração de carvão térmico para cumprir os compromisso de Paris”, disse.

A executiva também comentou um pouco sobre o quadro global. Segundo ela, as economias estão se recuperando, “talvez não com a rapidez que esperávamos, mas estão crescendo”. As pessoas voltam aos escritórios e também a viajar. “O turismo está aumentando”, notou, citando um segmento importante para a economia da Espanha. “Estamos voltando à normalidade. Uma normalidade mais incerta, com mais dívida, mais inflação e problemas nas cadeias de abastecimento…mas estamos de volta”, afirmou.

Botín disse também que a covid-19 “trouxe sofrimento, mas também acelera drasticamente a revolução digital”.