Segundo a agfintech, em comunicado obtido com exclusividade pelo Broadcast Agro, o principal benefício com essa parceria aos clientes é a cobertura adicional de segurança, o que torna viável financiamento a taxas mais acessíveis, ou mesmo a produtores que inicialmente teriam dificuldades de conseguir crédito.
A A de Agro tem tecnologia que utiliza imagens de satélite com algoritmos de inteligência artificial que possibilita ter uma visão para dentro das fazendas e entender o histórico produtivo daquela área. Desta forma é possível, por exemplo, identificar o que aquele produtor cultivou nos últimos anos, se houve expansão de área produtiva, como ele se compara com outros produtores da região e se a área apresenta algum risco climático elevado.
Em conjunto com a Alper, a agfintech terá um produto de seguro de lavoura que reflita as características reais daquele produtor. Conforme Rafael Coelho, CEO da A de Agro, essa é a primeira vez que uma startup do agro se junta com uma grande corretora de seguros para comercializar e desenvolver produtos relacionados ao seguro agrícola. “Entendemos que o mercado de seguros trabalha com informações públicas para precificar os seguros que tipicamente operam por meio de análises de médias. Desta forma, a tomada de decisão das seguradoras acaba sendo prejudicada pela assimetria de informações. É neste ponto que a A de Agro pode atuar”, ressaltou Coelho na nota.
O objetivo da companhia é que a linha de seguros represente mais de 10% das receitas da A de Agro nos próximos anos. “Mais do que isso, a A de Agro deseja oferecer aos seus clientes e parceiros, produtos que criem valor para todos na cadeia do agronegócio”, completou Coelho.
No primeiro semestre, a A de Agro lançou o Financiamento Digital. Com a proposta de oferecer crédito justo, simples e rápido, a solução marcou o início da empresa em operações diretas ao produtor rural, voltadas ao financiamento agrícola, e deve movimentar mais de R$ 2 bilhões nos próximos dois anos.
Os financiamentos para as safras de milho 2022 e soja 2022/2023 já estão abertos. Para solicitar uma análise digital, o produtor precisará acessar o site da agfintech e preencher o formulário com o seu CPF, o número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou com a sua matrícula. O perfil é, então, analisado por modelos de Inteligência Artificial proprietários que avaliam diversas características como risco climático, performance, histórico e consistências produtivas, relevância regional e ESG.