Esse tipo de caixa verifica e conta as cédulas na hora, com o crédito em tempo real na conta do beneficiário que é correntista dos bancos que permitem esse tipo de depósito, caso do Itaú.
Há um benefício logístico para o sistema bancário: como são contadas na hora, as cédulas abastecem os caixas para saques por outros usuários. Os caixas recicladores têm sido utilizados pelos bancos inclusive em suas redes próprias, para reduzir custos logísticos associados ao transporte de valores.
“Estamos entregando mais comodidade e praticidade para os nossos clientes, ampliando a oferta de serviços disponibilizados nos terminais de autoatendimento, sejam das nossas agências ou nos caixas do Banco24Horas”, afirma em nota Francisco Vieira, diretor de infraestrutura do Itaú. Além do banco, a rede 24Horas tem parcerias do tipo com Banco do Brasil, Celcoin e BRB.
Segundo Vitor Chiavelli, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relacionamento da TecBan, o modelo beneficia a todo o sistema econômico. “Quanto mais pessoas usam, mais segurança e menor custo para todos. Isto é positivo para as instituições, para o varejista, para os clientes e para o meio ambiente. Queremos ampliar a disponibilidade deste serviço para mais instituições”, diz ele.