O Silicon Valley Bank (SVB) era um banco americano de médio porte focado no mercado de tecnologia, principalmente startups do Vale do Silício e outras empresas iniciantes de outros países que captavam recursos nos EUA com investidores do setor.
Na semana passada, o SVB sofreu um prejuízo de quase US$ 2 bilhões na venda de bilhões de dólares em títulos, o que levou a uma corrida de seus clientes para sacar seus recursos e a venda ainda mais títulos com prejuízo, resultando na falência do banco.
O prejuízo foi causado pela queda nos preços de mercado dos títulos públicos e papéis lastreados em hipotecas, decorrente do aumento de juros nos EUA, o que afetou todos os bancos americanos.
O SVB também foi excessivamente exposto ao risco, investindo um percentual maior de seus ativos em títulos lastreados em hipotecas, que são mais arriscados que títulos públicos.
A maioria dos depósitos no SVB não está garantida, e os clientes com valores superiores à garantia terão que entrar na fila de credores da massa falida para receber.