Investimentos

Investimentos

Ações: é hora de comprar ou vender? Veja agora!

Por

Você sabe como funciona a compra e venda de ações na Bolsa de Valores? Existem vários fatores que impactam diretamente os investimentos e, dependendo da volatilidade da economia, as ações podem sofrer uma queda ou uma valorização. Normalmente, os inexperientes acreditam que quando a bolsa sobe é o momento certo de comprar ou vender ações. De acordo com esse raciocínio, o fato de subir significa que eles podem ganhar. Mas isso não é uma verdade.

Por esse motivo, precisamos nos atentar para conseguir analisar o que está causando a queda ou a alta da Bolsa de Valores e, assim, tomar melhores decisões sobre qual é a hora certa de comprar e vender essas ações.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender mais sobre a Bolsa de Valores. Acompanhe abaixo.

Por que as ações na Bolsa estão caindo?

No dia primeiro de abril deste ano, o Ibovespa chegou ao seu pico, atingindo a casa dos 121 mil pontos. De lá para cá, o principal índice da Bolsa brasileira entrou em queda. No momento em que esse artigo foi escrito, ele operava na casa dos 99 mil pontos.

É importante ressaltar que esse movimento de baixa não é exclusividade do Brasil. Bolsas do mundo inteiro têm sofrido uma queda expressiva. Em maio, por exemplo, as Bolsas dos EUA despencaram cerca de 10%. Existem alguns motivos para que esse cenário pareça não ter fim. Entre as causas estão o aumento da inflação no mundo e dos juros em solo americano. Isso fez com que muitos especialistas do mercado previssem uma recessão na economia mais forte do mundo. E se a economia dos EUA sofre, todas as demais economias são impactadas.

Outros fatores que merecem destaque são a insegurança causada pela nova onda de covid-19 na China e a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Qual o momento de vender uma ação?

O empresário Warren Buffett tem um discurso muito direto sobre essa questão: o momento certo de vender uma ação é “nunca”. Ele acredita que você só deve comprar papéis de empresas em que confia e que jamais queira vender.

Porém, sabemos que seguir essa dica é quase impossível, principalmente pela alta volatilidade apresentada pela bolsa. Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre a venda ou a compra de ações, é preciso analisar uma série de fatores como a condição atual da economia e do mercado e, principalmente, saber identificar e entender o seu perfil de investidor.

Por exemplo: se você está procurando formas de se proteger contra as oscilações constantes dos ativos, é importante que pense a longo prazo. Para isso existem os chamados “Buy & Hold” que, traduzindo literalmente, significam comprar e segurar. Agora, se você não tem medo de se arriscar e gosta de negociações rápidas, a melhor alternativa é o day trade. Por isso, é importante entender seu perfil investidor e ter muito bem definido qual o seu objetivo ao investir.

É o momento para fazer investimentos na Bolsa de Valores?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os motivos da queda nas ações, assim como se existe uma ocasião ideal para vendê-las, vamos analisar a situação atual da Bolsa e se esse é o momento para realizar um investimento.

O ano de 2022 tem sido movimentado: eleições, incertezas por conta da covid-19, inflação e Selic em alta e o Ibovespa em queda. O cenário parece pessimista para quem deseja investir, certo? Errado!

Esse é um período para diversificar a carteira. Em cenários incertos, a renda variável pode ser uma boa opção, uma vez que eventualmente é essa parte da carteira que vai trazer bons resultados no médio e longo prazo. Mas para ter certeza de que é o investimento adequado, procure um assessor especializado.

Como iniciar na bolsa

 Para começar a investir, é importante que você se prepare financeiramente e conte com a orientação de um profissional. Ter uma reserva de emergência é fundamental para não ter que mexer no dinheiro destinado aos investimentos. Com o profissional, você conhecerá seu perfil investidor e saberá quais ações são perfeitas para você iniciar o investimento.

Com o capital para investimento separado, você precisa encontrar a melhor corretora para abrir uma conta e começar a acompanhar o dia a dia do mercado. Lembre-se que investir requer tempo e preparo, por isso, se deseja começar, é preciso estar disposto a se atualizar sempre.

Conclusão

Muitos fatores impactam diretamente o Ibovespa: guerra na Ucrânia, covid-19, a situação volátil da economia americana, entre outras. Mas isso não significa necessariamente que esse cenário é o ideal para a venda de ações. É importante entender qual o tipo de investimento que será feito e qual o seu objetivo a curto, médio e longo prazo.

Com o tempo e dinheiro, você poderá se aventurar no universo dos investimentos seguindo seu perfil investidor. Aqui no blog você encontra diversos artigos sobre investimentos para iniciantes.

Deixe um comentário