A Amazon registrou lucro líquido de US$ 3,156 bilhões no terceiro trimestre, ou US$ 6,12 por ação, após ajustes. O resultado representa uma queda ante o lucro de US$ 6,331 bilhões, ou US$ 12,37 por ação, de igual período do ano passado. Analistas ouvidos pelo FactSet previam US$ 8,90 de lucro por ação e, após o resultado, a ação recuava 3,90% no after hours em Nova York, às 17h15 (de Brasília).
As vendas da Amazon no trimestre mais recente foram de US$ 110,8 bilhões, um crescimento de 15% na comparação anual, mas abaixo da expectativa de US$ 111,6 bilhões do FactSet. Já a receita operacional recuou de US$ 6,2 bilhões no terceiro trimestre de 2020 a US$ 4,9 bilhões em igual período do ano atual.
Em seu balanço, a companhia afirma que, confrontada com a escolha entre otimizar os lucros no curto prazo e “fazer o que é melhor para os clientes no longo prazo”, escolheu a última alternativa.
A Amazon diz que houve um esforço para estender sua rede de entregas desde o início da pandemia, com aumento de custos, e também afirma que enfrenta problemas de falta de pessoal, aumento nos custos salariais e “questões da cadeia de oferta global”, bem como maiores custos de frete para transportar produtos.