Notícias

Notícias

Anfavea prevê crescimento de 9,4% da produção de veículos em 2022

Por
Estadão Conteúdos

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê um crescimento de 9,4% na produção de automóveis leves e pesados em 2022. Segundo dados apresentados nesta sexta-feira, a entidade estima que 2,46 milhões de veículos serão produzidos neste ano, abaixo ainda do nível pré-pandemia. Em 2019, a produção era de 2,9 milhões.

Do total de automóveis produzidos no ano que vem, 2,26 milhões seriam carros leves, uma alta de 9,5% ante o número de 2021.

O presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, destaca que a projeção considera que o problema atual que afeta as cadeias de produção, uma escassez global de semicondutores, deve afetar o setor intensamente ao menos no primeiro semestre de 2022, e iniciará uma trajetória de melhora gradual ao longo desse e dos próximos anos. Além disso, Moraes vê problemas também do lado da demanda.

“É uma previsão de crescimento moderado, enfrentando restrições de oferta de insumos, principalmente no primeiro semestre, mas também algumas questões de demanda, com taxa de juros bastante alta e problemas no emprego”, aponta Moraes.

A Anfavea considera ainda um aumento de 8,5% nas vendas e de 3,6% nas exportações em 2022.

As projeções da associação consideram um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,5% em 2022, um desempenho positivo do agronegócio puxando a venda de veículos pesados, inflação acima da meta, taxa Selic em 11% e câmbio na casa dos R$ 5,50.

Moraes listou como desafios de 2022 o fato de ser um ano eleitoral, equilíbrio fiscal, aumento de custos com câmbio, juros e carga tributária, fragilidade do mercado de trabalho, questões logísticas e de oferta de insumos e possível extensão da crise sanitária com o surgimento de novas variantes da covid-19.