Notícias

Notícias

ANTT aprova consulta para aprimorar WACC regulatório de rodovias concedidas

Por
Estadão Conteúdos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta quarta-feira, 27, a abertura de audiência pública sobre a proposta de aprimoramento da metodologia de cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital regulatório – CMPC (WACC regulatório) das rodovias federais concedidas. Os estudos ficarão disponíveis para contribuições externas entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.

Relator do processo, o diretor Guilherme Sampaio afirmou que a principal alteração sugerida na proposta vai no sentido de possibilitar a diferenciação de taxas de custo médio ponderado de capital de acordo com diferentes perfis de risco de cada carteira de projetos.

“A alteração é proposta porque atualmente não há qualquer consideração de risco sobre a construção do fluxo de caixa dos projetos para elaboração dos estudos de viabilidade. Entende-se como apropriada sua consideração sobre a taxa de desconto utilizada”, explicou.

Segundo Sampaio, outra alteração relevante diz respeito à indexação do custo médio ponderado de capital regulatório ao benchmark de juros de longo prazo. De acordo com o diretor, isso permitirá um ajuste de custo médio ponderado de capital vigente às condições mais recentes do mercado.

“Com essas mudanças espera-se reduzir o risco de defasagem nos custos de capital calculado e ajustar relação risco retorno dos projetos considerados de riscos mais elevados da carteira de projetos da ANTT”, afirmou Sampaio.