Notícias

Notícias

Veja a decisão da ata da (FOMC)

Por

Foi divulgado hoje as 14h (EST) 16h do Brasil a Ata da última reunião do comitê de política monetária americana (FOMC). A ata reforçou a ideia de que o FED deve reduzir o ritmo de aperto monetário nas próximas reuniões.

Resultado FOMC

“A substantial majority of participants judged that a slowing in the pace of increase would likely soon be appropriate,”

Isso reforça a atual interpretação de um aumento de 50 bps na próxima reunião dia 14 de dezembro e deixando aberto um aumento mais comedido nas reuniões de 2023. A ata reforçou que os dirigentes do FED ainda veem poucos sinais de inflação diminuindo; apesar disso o motivo dado pelo FED para a redução no ritmo é a demora do impacto da política monetária fazer efeito na economia real.

“The uncertain lags and magnitudes associated with the effects of monetary policy actions on economic activity and inflation were among the reasons cited regarding why such an assessment was important.”

Além disso a redução do ritmo de altas de juros reduziria potenciais instabilidades criadas no sistema financeiro.

“slowing the pace of increase could reduce the risk of instability in the financial system.”

Veja a notícia em inglês na CNBC

Impacto

Reação imediata do mercado com a queda queda nos yields dos títulos de dívida do governo americano. Refletindo tal queda os índices acionários repercutiram positivamente com o Dow saltando mais de 130 pontos, o S&P subindo 0.7% e o Nasdaq alta de mais de 2%.
A leitura é simples, mais e mais chegamos perto de um final de ciclo de aperto monetário. Cedo ainda para falar em “pivotar” (FED baixar juros), mas o mercado gosta de especular isso na frente e a ata pode trazer uma interpretação positiva do mercado olhando a frente, apesar das altas recentes.

Fonte:

William Castro Alves
Estrategista-chefe da Avenue Securities

Deixe um comentário