O consumidor também despendeu mais em compras e em TV, Internet e telefone. Nas compras, houve uma alta de 12% no total desembolsado, isto é, o valor médio gasto passou de R$ 203 para R$ 227, enquanto o de TV/Internet/Telefone foi de R$ 92 para R$ 125 – um aumento de 35%.
No setor da alimentação, porém, o brasileiro deixou de gastar R$ 103 ao mês, ou seja, houve uma queda de 14% no trimestre. Em dezembro, foram gastos em média R$ 731 com bares, restaurantes e supermercados, já em março, R$ 628. Segundo a pesquisa, esse comportamento pode indicar uma tentativa de equilíbrio das contas ante a inflação, o efeito sazonal ou uma perda do poder de compra dos consumidores.
Ainda houve um corte no orçamento de 18% na educação. O investimento caiu de R$ 246, em dezembro, para R$ 202, em março. Os dados do estudo foram obtidos a partir da análise de mais de 760 mil contas de usuários que compartilharam suas informações bancárias via marketplace financeiro da PicPay, que tem mais de 30 milhões de usuários ativos.