Notícias

Notícias

BRF utiliza drone para transporte de material genético em Santa Catarina

Por
Estadão Conteúdos

A BRF está usando drone para distribuir material genético suíno a granjas localizadas na fazenda de 1,3 mil hectares da empresa no município de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense. Inicialmente, a rota atende a três das seis granjas. “A expectativa é que o transporte seja utilizado em todas as (seis) granjas até o fim de junho, transportando sêmen que é coletado no Centro de Difusão Genética (CDG) da propriedade”, disse a empresa em nota.

O equipamento utilizado comporta peso máximo de 2,5 quilos e pode levar em torno de 40 doses, realizando, em média, 23 viagens diárias, o que dá cerca de 900 doses por semana. Anteriormente, o transporte era realizado por caminhão

A BRF informou que o primeiro teste para a utilização do drone foi realizado em Toledo, no Paraná, no ano passado, e comprovou os ganhos com tempo, praticidade e segurança do transporte. “A ideia, no futuro, é realizar voos mais longos, cobrindo áreas maiores e utilizar tecnologias que sejam funcionais no campo”, disse o diretor CIEX Agropecuária da BRF, Guilherme Brandt. Segundo ele, o drone tem como objetivos, além de diminuir o tempo no transporte e os ganhos ambientais com a redução de emissão de carbono na atmosfera, a segurança sanitária e a biosseguridade.