O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.
Na lista com as dez maiores instituições, o Bradesco aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 36,03). Na sequência estão Santander (29,19), Caixa Econômica Federal (22,36), Banco do Brasil (16,79), Itaú (15,05), Votorantim (13,90) e Nubank (0,13), com apenas três reclamações.
Instituições menores
No ranking dos bancos e financeiras menores, a liderança de reclamações é do Parati Crédito (índice de 14.015,05). Em seguida aparecem Master (2.055,01), Facta Financeira (458,43), Banco Digimais (258,94) e Banco Daycoval (255,32). A lista completa tem 24 instituições.
Entre as reclamações mais frequentes estão “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito” (2.175), “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações dos serviços relacionados a operações de crédito” (2.153), e “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada” (2.095).