Notícias

Notícias

Campos Neto: Há grande movimento de importação de bitcoins, afetando Contas Nacionais

Por
Estadão Conteúdos

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 19, que a compra de criptoativos por brasileiros, contabilizada como importação na balança comercial pelo BC, tem afetado as Contas Nacionais. “Há grande movimento de importação de bitcoins, afetando Contas Nacionais”, disse.

Mas ele repetiu que, no Brasil, esses ativos ainda são mais usados mais como veículos de investimento do que como meios de pagamentos, e que há projeto de lei para regulamentá-los como investimento. “Quando criptoativos crescem como investimento, há aceleração para pagamentos”, completou, sobre a experiência internacional.

Campos Neto ainda afirmou que houve avanço na Conferência do Clima, a COP26, que ocorreu em Glasgow, na Escócia, sobre o mercado de carbono. “É importante mecanismo para precificar carbono. Divisão do preço de carbono deve ser alocada de maneira justa”, disse.

Em apresentações recentes, Campos Neto tem argumentado que o custo tem caído mais sobre produtores do que sobre consumidores.

Ele ainda lembrou que o preço do carbono pode aumentar a inflação verde, ou seja, ligada à transição para uma economia mais sustentável. “É importante achar balanço para preço de carbono.”

Nesse contexto, o presidente do BC lembrou que há polêmica sobre o uso intensivo de energia para minerar criptoativos.

Campos Neto participou do evento Meeting News, organizado pelo Grupo Parlatório.