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Cannes Lions: Carnaval e futebol trazem Leões de Ouro para o Brasil

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Estadão Conteúdos

Em um dia de bons resultados, o Brasil trouxe mais cinco Leões de Ouro no Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade para campanhas que tinham em comum elementos tradicionais brasileiros, como o carnaval do Rio, a seleção feminina de futebol e o debate sobre o meio ambiente. Com os resultados desta terça, 21, o total de Leões do Brasil saltou para 27. O Estadão é o representante oficial do festival no Brasil.

Um dos destaques foi a nova marca do carnaval do Rio de Janeiro, criada pela agência Tátil, que recebeu ouros em duas categorias: Industry Craft e Design. Presente ao festival, Fred Gelli, fundador da Tátil – conhecida por ter desenvolvido a marca da Olimpíada de 2016 e também a cerimônia de abertura da Paraolimpíada do mesmo ano -, disse ao Estadão que o processo de criação envolveu 7 mil entrevistas com sambistas, gente da comunidade e amantes da festa de forma geral. “E um ícone apareceu como símbolo: a bandeira da porta-bandeira. Foi esse movimento que a gente trouxe para a marca, que se adapta e muda de acordo com as cores de cada escola”, conta.

Outros ouros

as categorias Entertainment e Entertainment Lions for Sport, uma campanha da agência VMLY&R para o Greenpeace levou dois ouros. Com o uso do metaverso, a agência criou uma experiência imersiva em Los Santos, uma réplica virtual e fictícia de Los Angeles. A campanha mostra os efeitos do aquecimento global deixando claro que os problemas vistos na tela podem, em breve, se tornar reais.

Também em Entertainment Lions for Sport, a agência independente Soko trouxe para casa um prêmio para a campanha “Presos nos anos 80”, sobre o fato que os prêmios atuais oferecidos à seleção brasileira feminina de futebol são equivalentes aos dados aos jogadores homens no início dos anos 1980. A ativação foi feita pelo Guaraná Antarctica, que há cinco anos patrocina o time.

“A campanha gerou um projeto de lei, que foi aprovado pela Câmara, mas ainda depende de sanção presidencial, para que os prêmios sejam equivalentes”, disse. O fundador da Soko, Felipe Simi, disse ainda que o trabalho com a seleção feminina ajuda a “refletir a questão da disparidade de gênero como um todo no Brasil”.

Mais prêmios

Ainda em Entertainment Lions for Sport, o Brasil trouxe para casa uma prata para Africa/Brahma e três bronzes: Africa/Budweiser, Mirum/DirecTV e TracyLocke/Centauro. Em Entertainment Lions, houve uma prata para VMLY&R/Greenpeace. Em Design, a AlmapBBDO/CNN ganhou um bronze. Em Entertainment Lions for Music, vieram duas pratas: Akqa/Nego Bala e Gut/Mercado Livre. E, em Digital Craft, o País trouxe um bronze, para FCB/Revista Raça.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.