Análise e Opinião

Análise e Opinião

Carta aos Investidores – Setembro 2021

Por
Thiago Goulart

Destaques do mês de setembro

. Economia 1 | O Banco Central Europeu sinalizou que não há pressa em reduzir o estímulo monetário.

. Economia 2 | A pior dinâmica da inflação pressiona a política monetária. Os mercados estão discutindo a possibilidade de o Banco Central brasileiro acelerar o ritmo de alta da Selic, para acima de 1pp por reunião. Os mercados futuros já estão precificando a Selic em dois dígitos ao final do ciclo de alta;

giphy

. Política Brasil | O presidente Bolsonaro escreveu uma nota ao Supremo Tribunal Federal pedindo uma relação harmônica entre os poderes Executivo e Judiciário. A sinalização ajudou a amenizar as tensões do mercado;

. Política Internacional | Tensões entre China e EUA. Na seara diplomática, os presidentes dos Estados Unidos e China, Joe Biden e XI Jin Ping, conversaram por telefone na tarde desta quinta-feira (9). A conversa foi o primeiro contato direto entre os líderes desde fevereiro e, segundo a Casa Branca, Biden utilizou a oportunidade para manifestar frustração sobre falta de cooperação em áreas como segurança cibernética, apesar das crescentes tensões entre os países;

. Empresas | Varejo: a greve dos caminhoneiros pode impactar mais a confiança do que os resultados. No geral, os resultados do 2T21 permaneceram sólidos, com crescimento de receita e margens consistentes, apesar de algumas empresas destacarem uma redução no tráfego de clientes nas lojas, que neste ano pode ser parcialmente compensada pelas iniciativas multicanais;

. Radar Global | Facebook, governo americano, Ucrânia e Google.

Facebook anunciou seu novo óculos smart em parceria com a Ray-Ban;

O governo Biden divulgou um relatório mostrando que o país pode obter 40% de sua eletricidade através de energia solar até 2035;

A Ucrânia é o quinto país, em três semanas, a estabelecer regulamentações sobre o mercado de criptomoedas;

O Google gasta cerca de US$ 10 bi apenas para se tornar o veículo de busca padrão dos dispositivos da Apple.

caos

Breve intermezzo

Na música, um intermezzo, é uma composição que se encaixa entre peças musicais ou dramáticas, como atos de uma peça ou movimentos de uma obra musical maior. Também chamado de interlúdio ou entr’acte e, em outras palavras, é símbolo musical entre dois atos. O breve intermezzo refere-se ao tema-termo em voga lifelong learning.

Em termos simples, lifelong learning significa educação continuada. Esse caminho vai na direção oposta da mentalidade de antes da globalização, quando profissionais se formavam e já estavam aptos para trabalhar nas suas áreas durante toda a vida. Também nos traz uma perspectiva de que em meio ao caos que vivenciamos, expandir o horizonte cognitivo é estar à frente quando o tempo tem se transformado rapidamente.

Pelo menos desde 2016, o tema tem ganhado relevância junto ao termo reskiling, que foi destacado pelo Fórum Econômico Mundial como uma necessidade para garantir a empregabilidade e a oferta de profissionais em meio à digitalização das economias.

O “eskiling nada mais é do que é a requalificação em si que fica dentro de uma postura mais ampla de educação continuada e de lifelong learning durante a vida. A prática de buscar sempre novos aprendizados leva também a benefícios na vida pessoal, garantindo que as pessoas estejam sempre atualizados com as novas tecnologias.

Fique atento(a): no Brasil, a nova fronteira de habilidades está relacionada à tecnologia. Apesar de o país enfrentar um desemprego recorde devido à pandemia, a área de Tecnologia da Informação disparou em 2020. A previsão é de exista um déficit de 260 mil profissionais para a área nos próximos anos, o que tem colocado os salários lá em cima.

Leia o gráfico

Jennie Li, estrategista de ações da XP Inc., trouxe em sua análise periódica o gráfico abaixo para abordar o efeito do reinvestimento de dividendos.

reinvestimento dividendos

Um dos maiores interesses de investidores para entrar em ações, além do ganho com a subida de seus preços, é a possibilidade de ganhar uma rentabilidade na forma de dividendos. Para investidores de longo prazo, esses proventos pagos pelas empresas podem ser potencializados pelo poder dos juros compostos.

O gráfico em questão mostra a vantagem de reinvestir os dividendos recebidos. Mostramos que o retorno do índice S&P 500 reaplicando os proventos foi de +356,4% desde 2000, muito maior do que o retorno do índice sem esse reinvestimento, que foi de +201,5% durante o mesmo período.

Apesar da distribuição de dividendos ser visto como uma boa oportunidade de receber uma renda extra regularmente, o retorno do patrimônio é multiplicado quando esse ganho adicional é utilizado para comprar mais ações.

Renda Variável: o que esperar da bolsa em setembro?

Confira o bate-papo dos especialistas da Valor Investimentos em renda variável. Neste encontro iremos trazer análises sobre o cenário macroeconômico e político nos últimos meses e  apresentar alguns produtos financeiros que estão em alta nesse momento.

VAI Notícias

Além dos conteúdos de educação financeira, agora a VAI Investir traz notícias atualizadas com foco no mercado financeiro, economia e os principais dados e índices do mercado. Confira aqui!

noticias

Renda passiva: 7 passos para alcançar a sua independência financeira

Nosso colunista e especialista em investimentos da Valor, Marcos Parisi, trouxe esta semana os 7 passos para alcançar a independência financeira. O artigo em questão traz para você uma conquista importante perseguida por muitos: a independência financeira. Tornar-se independente é a primeira condição do ser humano, ou seja, é tornar-se autônomo, libertar-se, ser dono de suas próprias escolhas e conduzir o rumo de sua vida sem ser conduzido.

A conquista da sua independência depende basicamente:

. Da sua renda atual;
. Das suas despesas atuais;
. Do retorno dos seus investimentos;
. Do horizonte de tempo;
. Das suas despesas no futuro…

Continue sua leitura | Renda passiva: 7 passos para alcançar a sua independência financeira

direcoes 

Dinheiro: quais propósitos te movem?

Família, poder, saúde, força, conhecimento, autonomia, riqueza, amizade, trabalho, amor, paz, prestígio. Dessas palavras, escolha apenas três que mais lhe representa. Agora, verifique se o seu dinheiro está sendo destinado aos valores e propósitos que te movem. Surpreso?

Com frequência propósitos e despesas caminham em direções opostas. Pense no que você deixou de fazer e queria ter feito se tivesse mais dinheiro.

Você provavelmente conhece alguém que, mesmo depois de aposentado, precisou continuar trabalhando para manter o padrão de vida. Ou que, na falta de uma estratégia mais acertada, acabou deixando o dinheiro na poupança a vida toda, rendendo menos do que poderia…

Continue sua leitura | Dinheiro: quais propósitos te movem?

Leituras, podcasts e lives recomendadas

Leia | Conheça bem a sua empresa e o seu mercado

Ouça | O trilema do mercado – Risco, retorno e liquidez

Assista | Mercado Brasileiro em 2021: aonde podemos chegar?

 

Qualquer dúvida sobre os conteúdos abordados, entre em contato conosco pelo e-mail: tgoulart@valorinvestimentos.com.br

Um abraço,
Equipe Valor Investimentos

 

» DISCLAIMER

Acreditamos que difundir a Carta Mensal aos Investidores é contribuir para a realização de uma aprendizagem centrada em metas, almejando sonhos e qualidade de vida. Informamos que o intento desta Carta não é sugerir recomendações de compra ou venda de classe de ativos de qualquer natureza.

Somos um escritório credenciado à XP Investimentos, com atuação especializada em serviços de assessoria em diversos tipos de investimentos, com o objetivo de gerar valor para seus investidores e clientes. Fazemos parte do G20 – grupo de escritórios mais relevantes da XP – desde a sua primeira edição.

Há 17 anos no mercado, atualmente atendemos mais de 30 mil clientes em todo o território nacional e você faz parte dessa história!

Reunimos profissionais especializados no mercado financeiro, com profundo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, atendimento exclusivo, acompanhamento completo e extensa rede de relacionamentos com investidores, clientes e parceiros em todo o Brasil.