Notícias

Notícias

China: Politburo promete cumprir metas econômicas com Masi medidas de estímulo

Por
Estadão Conteúdos

Líderes chineses prometeram cumprir as metas econômicas definidas por Pequim para este ano, prometendo ampliar medidas de estímulo para uma economia que já está enfrentando dificuldades em meio a novos surtos de covid-19.

O Politburo, principal órgão decisório da China, disse em reunião nesta sexta-feira que o governo deverá implementar políticas adicionais com o objetivo de sustentar a economia, além de intensificar esforços para expandir o consumo e fazer investimentos efetivos de forma a impulsionar o crescimento.

Em março, o governo chinês estipulou a meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês deste ano em cerca de 5,5%, mas economistas dizem que o objetivo parece cada vez mais improvável após os lockdowns adotados em grandes cidades como Xangai para conter o avanço da covid-19.

No primeiro trimestre, a economia chinesa teve expansão anual de 4,8%, bem abaixo da meta oficial, e o crescimento desacelerou rapidamente no trimestre seguinte em meio aos lockdowns.

O Politburo avaliou que os surtos de covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia ampliaram os riscos e desafios enfrentados pela economia, segundo a mídia estatal, que citou a reunião liderada pelo presidente chinês, Xi Jinping.

A liderança chinesa também orientou agências governamentais a implementarem políticas direcionadas a indústrias e pequenas empresas afetadas pela pandemia de covid-19, assim como para estabilizar os preços ao consumidor e garantir o plantio de lavouras cruciais para a segurança alimentar da China. Fonte: Dow Jones Newswires.