Notícias

Notícias

Estatal polonesa confirma corte de gás da Rússia à Polônia a partir do dia 27

Por
Estadão Conteúdos

A estatal PGNiG, companhia petrolífera da Polônia, confirmou nesta terça-feira que recebeu uma carta da estatal russa Gazprom anunciando a suspensão completa dos fornecimentos de gás sob o contrato Yamal, a partir desta quarta-feira, 27.

Por meio de comunicado oficial, a PGNiG afirma que monitora a situação e que manterá o mercado atualizado, estando preparada para diversos cenários. A empresa ainda diz que sua infraestrutura de transmissão está funcionando sem problemas.

“Graças à implementação da estratégia governamental de diversificação das fontes de abastecimento de gás, a PGNiG está preparada para obter gás de várias direções. O balanço é complementado pela produção nacional de gás e reservas de combustível acumuladas em instalações de armazenamento subterrâneo. Atualmente, o nível do armazém é de cerca de 80%”, diz o texto.

Anteriormente, autoridades da Rússia haviam ameaçado cortar o gás para países da Europa, a menos que estes pagassem em rublos, o que para as nações europeias significaria uma quebra de contrato.