Notícias

Notícias

Fed teria antecipado alta nos juros se soubesse do cenário atual, diz diretor

Por
Estadão Conteúdos

O diretor do Federal Reserve (Fed), Chistopher Waller, afirmou que “se soubéssemos o que sabemos agora, acredito que o Comitê teria acelerado o tapering e aumentado as taxas de juros mais cedo”.

Por sua vez, o dirigente ponderou, e disse que ninguém sabia, e que essa é a natureza da política monetária em tempo real. Em conferência do Instituto Hoover, Waller discursou sobre a possibilidade de o Fed “estar atrás da curva” no que tange a inflação.

“Achava que redução da compra de ativos teria que começar no segundo trimestre de 2021 e terminar terceiro trimestre de 2022”, afirmou. Ainda assim, o dirigente reconheceu a dificuldade de prever os cenários, e reconheceu que nunca pensou que a inflação atingiria os níveis muito altos dos últimos meses. Além disso, Waller defendeu a necessidade de observar os dados, e indicou que á medida que revisões chegavam, crescia o consenso de que o mercado de trabalho era muito mais forte do que se pensava inicialmente.

Na ocasião, o presidente do Fed de St.Louis também discursou sobre o tema. O dirigente fez uma série de ponderações históricas sobre outros momentos de alta inflação, e reforçou que os bancos centrais hoje possuem uma credibilidade maior.