Notícias

Notícias

Fenabrave: Vendas de máquinas agrícolas sobem 37,5% em junho

Por
Estadão Conteúdos

As vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, tiveram crescimento de 37,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 2, pela Fenabrave, associação que, além das concessionárias de automóveis, representa revendedores de equipamentos usados no campo.

No total, 5,9 mil unidades foram entregues a produtores rurais no sexto mês do ano, um aumento de 8,2% frente ao número de maio. Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., o resultado de junho foi puxado pela liberação de recursos de crédito agrícola do Plano Safra, e a tendência é de continuidade do crescimento até o fim do ano, dadas as perspectivas positivas ao agronegócio.

Ao contrário das vendas de carros, que podem ser atualizadas diariamente com base nos licenciamentos diários de veículos, os números de máquinas agrícolas precisam ser levantados pela Fenabrave com os fabricantes. Por isso, as estatísticas têm defasagem de um mês em relação ao balanço das vendas de carros, cujos resultados divulgados hoje pela associação já são relativos a julho.

No primeiro semestre, as vendas de máquinas agrícolas somaram 31,6 mil unidades, alta de 32,9% em relação a igual período do ano passado.