“A confiança de serviços avança pelo segundo mês consecutivo, sugerindo voltar ao padrão de retomada que ocorreu ao longo de 2021. O resultado foi disseminado entre os principais segmentos e mais influenciado pelo segmento de serviços prestados às famílias, que parecem responder positivamente à melhora da pandemia depois do surto de Ômicron no início de 2022. A melhora também foi difusa entre indicadores sobre o presente e de expectativas”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Em abril, houve melhora na confiança em 12 dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 5,1 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde abril de 2014, quando estava em 96,3 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 2,9 pontos, para 96,6 pontos.
“Para os próximos meses, ainda é possível imaginar continuidade de recuperação, dado que o setor de serviços foi o que mais sofreu ao longo da pandemia. Contudo, altas mais expressivas ainda dependem de melhora do cenário macroeconômico”, completou Tobler.
A coleta de dados para a edição de abril da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.459 empresas entre os dias 1º e 26 do mês.