Notícias

Notícias

Sistema ‘P2P’ dá vida à teoria da ‘mão invisível’ de Adam Smith para os traders brasileiros

Por

Por André Silvestrini, Gerente de Desenvolvimento de Negócios (Brasil) da Phemex, plataforma de trading de criptomoedas com sede em Singapura

O Trading de Cripto ‘P2P’ (peer to peer) ou “ponto a ponto” em tradução livre – é uma das tendências globais de mais rápido crescimento em criptomoedas e o Brasil é apontado como um dos países que lideram este segmento.

De acordo com alguns relatórios, o volume total de criptomoedas P2P em reais dobra a cada ano, enquanto outro estudo classifica o Brasil como o terceiro maior trader P2P de Bitcoin na América Latina.

Não é difícil ver por que uma combinação descentralizada seria o ajuste perfeito para uma crescente “geração cripto” de brasileiros que estão recorrendo às criptomoedas para reduzir o custo e a incerteza de lidar com bancos e moedas tradicionais.

Isso quer dizer que a ideia do P2P é conectar ‘buyers’ (investidores preparados para definir um preço pelo qual comprar ou vender uma moeda) e ‘sellers’ (investidores preparados para aceitar uma moeda) diretamente. Desta forma, eles podem negociar em benefício mútuo, sem o envolvimento de qualquer terceiro.

A “mão invisível” de Adam Smith

Nos termos de Adam Smith, filósofo e economista escocês, este é o mercado livre em ação. A essência da teoria da “mão invisível”. Para aqueles que não estão familiarizados com a figura de Adam Smith – muitas vezes chamado de “o pai da economia” ou “o pai do capitalismo” – e sua famosa teoria da “mão invisível”, explicou de forma mais clara.

A “mão invisível” é uma metáfora que Smith, em sua obra, “A Riqueza das Nações” (1776), usou para descrever como acreditava que um mercado verdadeiramente livre se ajustaria para melhor servir aos interesses de todos os envolvidos. Por causa das leis de oferta e demanda, os preços subiriam e desceriam e, assim, estimulariam a produção do que é mais necessário na sociedade, desincentivando eficientemente o que não é necessário.

Não há exemplo mais puro da eficácia deste modelo do que o trading P2P. Eliminando os brokers e outros terceiros, o trading P2P oferece aos compradores e vendedores maior flexibilidade e liberdade para definir seus próprios termos. Esse mercado livre, sem taxas e regulamentações, dá vida à teoria da “mão invisível” de Smith, isso em um país que ainda tem a reputação de ser uma das economias mais regulamentadas e protecionistas do mundo em desenvolvimento.

Outra razão pela qual as pessoas recorrem ao trading P2P é que, além de usar criptomoedas como uma ferramenta de investimento inteligente, esse tipo de investimento oferece um melhor controle de suas ações. Os investidores, tanto os que compram quanto os que vendem, podem definir suas próprias taxas e decidir com quem desejam negociar, em vez de deixar essas decisões para intermediários, muitas vezes anônimos.

O P2P e suas funcionalidades

Opções flexíveis de pagamento também tornam o P2P mais atraente para quem possui ativos em diversas moedas, tanto fiduciárias quanto digitais. Além disso, investidores P2P podem usar transferências bancárias, cartões de débito e crédito, ou até mesmo outras moedas cripto.

O P2P prova, portanto, ser o antídoto para o que nove em cada dez brasileiros descrevem como acusações “abusivas” repassadas por um dos setores bancários mais monopolizados do mundo. Não é à toa que o número de brasileiros que recorrem às criptomoedas como forma de ter a energia revigorante de um sistema de investimento livre e aberto cresceu 200% no ano passado.

É claro que o P2P pode não ser a plataforma certa para todas as ocasiões ou, até mesmo, para todo investidor. Como as listagens são feitas individualmente e não automaticamente, a liquidez é menor e a seleção é mais limitada, o que pode levar a um maior tempo de espera por um equivalente adequado para negociar. No entanto, muitas plataformas que oferecem a opção P2P, também oferecem recursos adicionais para dar suporte aos investidores, através de correspondência automática para compradores e vendedores, de acordo com preço e quantidade, num serviço de mediação durante a disputa.

Conclusão

O P2P já provou ser um grande sucesso em outros contextos – do emprego (pense no LinkedIn), ao varejo (pense no eBay). Para o perfil certo de investimento, não há razão para que o comércio de trading seja diferente.

A beleza do P2P é sua simplicidade – os que compram e os que vendem se conectam na condução dos negócios – de forma relacionada à teoria da “mão invisível” de Adam Smith. Após 250 anos, e grandes avanços sociais e tecnológicos, a metáfora nunca foi tão pertinente.

Sobre a Phemex

Lançada em 2019, a Phemex é uma plataforma de trading de criptomoedas e derivativos com sede em Singapura, liderada por ex-executivos do Morgan Stanley. Atendendo a cerca de 5 milhões de usuários ativos em mais de 200 países, a Phemex suporta mais de 79 contratos de trading pairs (pares de negociação) com alavancagem de até 100x e mais de 200 trading pairs à vista, tornando mais fácil e eficiente negociar e comprar criptomoedas.

A Phemex baseia-se nos valores de honestidade, integridade e confiabilidade. Phemex é a solução ideal para suas necessidades cripto-financeiras, com uma grande visão, uma equipe dedicada e um interesse genuíno pelos interesses de seus consumidores.

A postagem acima é uma parceria com a Latam Intersect PR com Andre Silvestrini.

 

Deixe um comentário