Notícias

Notícias

Fracasso da FTX deixa a questão de liquidez cripto em foco

Por

  • FTX segue o colapso da financiadora de cripto Celsius (em setembro)
  • Desdobramentos destacam a importância de ‘prova de reserva’ para garantir que créditos e avaliações correspondam a ativos tangíveis

São Paulo, 16 de novembro de 2022 – O colapso súbito da plataforma de trading FTX, seguido da tentativa de resgate (aquisição) pela antiga competidora Binance, deixa o assunto de liquidez de criptomoedas em foco absoluto, de acordo com especialistas de mercado da Phemex, plataforma global de trading de criptomoedas e derivativos.

Tyler Roessel, Chefe de Comunicações Globais da Phemex, descreve ‘prova de reserva (‘proof of reserve’ (PoR)) como uma auditoria independente conduzida por um terceiro para garantir que um depositário tenha de fato, sob as suas posses, os ativos que diz ter.

“Atualmente, a maioria das exchanges centralizadas e outras plataformas de criptografia CeFi, como credores e custodiantes, mantêm seus dados de ativos em bancos privados e de dados próprios. Sendo assim, eles podem afirmar que os fundos dos seus usuários estão seguros com eles, mas essas alegações são difíceis de verificar. Com uma ‘Prova de Reserva’, os clientes não precisam apenas acreditar na palavra deles, mas podem sim obter uma prova irrefutável de tais créditos, voltando até ao princípio central de cripto – não confie, verifique.”

A ‘Prova de Reserva’ garante que uma financiadora de cripto não empreste mais dinheiro do que possui, para que assim seus clientes possam ser ressarcidos de forma integral caso algo aconteça.

Tyler explica que, por trás do colapso da FTX – assim como o da financiadora de cripto Celsius no começo desse ano – estava a questão da liquidez; o nível (baixo) em que os compromissos que ela assumia eram correspondidos por princípios básicos da economia.

“Isso não se diferencia das taxas de reserva em bancos tradicionais, para prevenir e mitigar “grandes corridas” aos bancos tradicionais.  A prova de reserva garante que um depositário de wrapped tokens – criptoativos que têm o seu valor atrelado a outros ativos digitais – como WBTC (wrapped bitcoin), por exemplo, tenha de fato os bitcoins em reserva, ou então que emissores de stablecoin, como a Circle, tenham realmente os dólares para bancar todas as criptomoedas que emitem”, diz Tyler.

A ‘Prova de Reserva’ garante que uma bolsa ou banco de cripto:

  • Não seja secretamente insolvente
  • Não irá secretamente depositar suas moedas em uma outra plataforma que possa ser insolvente
  • É realmente dona dos seus fundos/ativos – o que significa que você pode sacá-los no momento que quiser

“Na Phemex, nossa política e princípio é sempre assegurar que os fundos dos clientes sejam 100% correspondidos por reservas. A natureza não-reguladora de cripto não anula essa condição; pelo contrário. Meu conselho para clientes (ou potenciais clientes) de qualquer plataforma é sempre confirmar que a mesma opera com ‘prova de reserva’. Para nós, isso é algo inegociável”, comenta.

De acordo com André Silvestrini, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Phemex, essa situação destaca a necessidade de clientes, novos e experientes, se manterem completamente a par das dinâmicas e melhores práticas do mercado.

“Educação representa um dos alicerces da Phemex; mesmo quando as condições são as mais desafiadoras possíveis. Nós até fornecemos as melhores práticas e recursos para guiar os clientes durante um ‘bear market’ do mercado cripto (período em que o mercado enfrenta desvalorizações acompanhadas de pessimismo por parte dos investidores) – o que se assemelha muito com as condições atuais – por exemplo; Trata-se de balancear o seu portfólio para mitigar ou neutralizar riscos, e, é claro, considerar adicionar moedas estáveis ao portfólio. Todos esses recursos e experiências estão disponíveis de graça para os clientes – estejam eles utilizando a plataforma no momento ou não. Nós acreditamos que quanto mais educado o mercado estiver, mais oportunidades surgirão para todos”, diz André.

Sobre a Phemex

Lançada em 2019, a Phemex é uma plataforma de trading de criptomoedas e derivativos com sede em Singapura, liderada por ex-executivos do Morgan Stanley. Atendendo cerca de 5 milhões de usuários ativos em mais de 200 países, a Phemex suporta mais de 79 contratos de trading pairs (pares de negociação) com alavancagem de até 100x e mais de 200 trading pairs à vista, tornando mais fácil e eficiente negociar e comprar criptomoedas. A Phemex baseia-se nos valores de honestidade, integridade e confiabilidade. A Phemex é a solução ideal para suas necessidades cripto-financeiras, com uma grande visão, uma equipe dedicada e um interesse genuíno pelos interesses de seus consumidores.

 

Deixe um comentário