Notícias

Notícias

Mercado Pago cria reservas, função de separação de recursos dentro da conta

Por
Estadão Conteúdos

O Mercado Pago passa a permitir que os clientes de sua conta digital separem os recursos depositados de acordo com os objetivos de utilização para cada parte. Chamado de Reservas, o produto tem divisões em três categorias: organização, pé-de-meia e emergências. As três permitem fixar valores a alcançar e organizar as finanças para as despesas mensais, por exemplo.

Segundo a fintech, os recursos continuam rendendo da mesma forma que nos depósitos “originais”, e é possível resgatá-los a qualquer momento, em todos os dias da semana. A conta do banco digital paga 100% do CDI sobre os valores depositados.

“A gente constrói uma ferramenta para que as pessoas possam, cada vez mais, administrar seu dinheiro”, diz Ignacio Estivariz, diretor do Mercado Pago para pessoas físicas.

Outras fintechs e neobancos têm criado funções de organização do dinheiro em diferentes “pastas”, a exemplo do Nubank, que criou as Caixinhas. Boa parte do movimento se deve à demanda dos clientes. “Quando você pergunta às pessoas que tipo de ferramentas querem, muitas vezes elas falam da dificuldade de administrar suas finanças”, afirma Estivariz.

De acordo com ele, além de guardar, os clientes também querem manter a rentabilidade e a flexibilidade para a retirada do dinheiro. Neste sentido, o Mercado Pago vê mais vantagens que a poupança – que rende abaixo do CDI – e que aplicações com liquidez a prazo.

O executivo destaca que boa parte dos clientes tem poupança, e que, para muitos, a caderneta sempre foi o principal produto financeiro. “Você introduz a conta digital, e ele vai conseguindo ter um produto que rende mais.” Segundo ele, a conta é uma porta de entrada, e depois de um certo tempo, os usuários começam a buscar outros produtos financeiros, inclusive de investimento.

No mês passado, o Mercado Pago disponibilizou por tempo limitado um CDB com rendimento de 200% do CDI e resgate na semana da Black Friday, em novembro, de olho no potencial de compras dos clientes no Mercado Livre durante as promoções.

No final do segundo trimestre, o Mercado Pago tinha 17,3 milhões de usuários da conta digital. A fintech não revela o volume de depósitos.