Notícias

Notícias

Moedas Globais: índice DXY do dólar recua, após dado de emprego nos EUA

Por
Estadão Conteúdos

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de outras moedas fortes, caiu nesta sexta-feira, com investidores atentos ao relatório mensal de empregos (payroll) de setembro, que mostrou geração de vagas nos Estados Unidos abaixo do esperado por analistas. Analistas ponderavam que, ainda assim, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve levar adiante seu plano de anunciar em breve o início da redução nas compras de bônus (“tapering”).

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 112,25 ienes, o euro avançava a US$ 1,1574 e a libra tinha alta a US$ 1,3620. O índice DXY recuou 0,16%, a 94,067 pontos. Na comparação semanal, o índice subiu 0,03%.

Nesta sexta, o DXY avançava no início do dia, com pouco impulso. Logo após o payroll, o índice atingiu mínimas no dia. Analistas em geral, porém, continuavam a esperar que o Fed comece a reduzir as compras de bônus neste ano, com provável anúncio oficial desse passo em novembro.

A Capital Economics destaca o crescimento forte dos salários nos Estados Unidos, o que deve incentivar o Fed a seguir adiante com o tapering.

A consultoria acredita que os dados de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos pode reforçar as evidências de pressão inflacionária menos “transitórias” do que o em geral antecipado. Nesse quadro, ela projeta que o dólar possa avançar “um pouco mais nos próximos meses”.