Notícias

Notícias

Release: STARTUP Lança calculadora de apuração de tributos para contadores

Por

Há uma tendência global importante na transição do modelo de serviços contábeis focados exclusivamente em apuração tributária, para o modelo de aconselhamento estratégico financeiro.

Consultores financeiros que começam como contadores especializados em tributos atingem resultados relevantes com prática do planejamento financeiro e de investimentos. Ao ampliar o escopo dos serviços que eles fornecem, eles aumentam sua própria satisfação profissional e constroem relacionamentos mais fortes e sinérgicos com os clientes.

De forma resumida, as principais causas dessa tendência no setor contábil são:

  • Contadores podem captar novos clientes. O número total de pessoas físicas com negócios na B3, considerando renda fixa e renda variável, atingiu 13,1 milhões. O perfil deste tipo de investidor é mais sofisticado, mais exigente, consequentemente ele percebe maior valor em serviços consultivos de alto nível;
  • Fidelização da atual base de clientes. Em geral, os clientes de empresas de contabilidadebuscam apenas os serviços relacionados com a conformidade legal tributária ou trabalhista. Contudo, é crescente a quantidade de empreendedores que buscam auxílio consultivo em decisões estratégicas. Em outras palavras, demandam serviços de maior valor. Quando o contador começa a ofertar a consultoria de investimentos ou planejamento patrimonial/financeiro, ele consegue fidelizar ainda mais os clientes premium;
  • Aumento da sua receita. É obvio que se o contador capta mais clientes ou oferta novos serviços consultivos para seus clientes atuais, sua receita aumenta.
  • Engajamento da equipe. Profissionais da contabilidadeexperientes, querem mais que apurar DARF. Contudo, nem todos têm vocação para liderança e gestão de equipes. Muitos preferem seguir a carreira consultiva. Criar este tipo de serviço é um forte impulso de engajamento e motivação do time técnico das empresas de contabilidade.

Para acelerar a transformação do contador em consultor financeiro de alto valor, a Startup LionTech lançou uma ferramenta que os ajudará automatizando o processo de apuração tributária. Além disso, a start-up tem conta com um pilar educacional muito forte cujo objetivo é capacitar os profissionais da contabilidade em sua jornada pelo universo dos investimentos.

A ferramenta oferece a apuração do IR mensal sobre investimentos da renda variável automatizada.

Além da organização das informações para a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, a startup oferece o controle mensal de recolhimento de impostos (emissão de darfs), controle do portfólio de ativos e controle dos prejuízos por tipo de operação para o investidor. As informações são puxadas direto da bolsa de valores B3.

“Nosso objetivo é simplificar o assunto Imposto de Renda. Trazer todos os recursos que o investidor precisa para acompanhar o assunto mensalmente e de forma muito intuitiva gerar seus impostos mensalmente” explica Daniel Constantino, CEO da LionTech.

O objetivo da LionTech na fase atual é oferecer sua tecnologia para os contadores poderem ajudar os investidores que estão em seus respectivos escritórios na apuração dos impostos, além disto, o contador pode se tornar um consultor financeiro.

A LionTech que ganhou notoriedade após ter recebido um cheque do influenciador Thiago Nigro, o Primo Rico, em seu programa “Primo Startups”, conta agora com o apoio da Balance Ventures, que tem como sócios a Fortes Tecnologia, Keevo e Roberto Dias Duarte.

A Balance Ventures é Deal Club constituído por empresas especializadas em gestão e contabilidade, que resolveram sair do óbvio e investir em um ecossistema de inovação trazendo um programa de aceleração que busca transformar pessoas e negócios, gerando melhores resultados e soluções disruptivas.

“Vamos democratizar o investimento no mercado financeiro incentivando a parceria entre contadores, seus clien tes e agentes de investimento. Esse movimento no ecossistema irá levar colocar o mercado financeiro do Brasil em um novo patamar ” diz Roberto Dias Duarte, que reforça que com o serviço de consultoria financeira além da consultoria tributária, o contador pode fidelizar os clientes de sua base, ganhar novos clientes, ter um aumento de receitas em seu escritório e até mesmo engajar sua equipe.

Liontech e1666968475794

Rubens Ozima, contador e founder da Liontech

Contador com MBA´s em Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral) e Mercado Financeiro e de Capitais (Fipecafi-USP)
Mais de 30 anos de experiência em Finanças Corporativas, Contabilidade, Fiscal, Planejamento Financeiro e demais áreas de negócios. Suporte a operações de M&A e integração de equipes e processos no pós aquisição.

Investidor Anjo desde 2018 nas startups Estudo Nota 10 e Kangu, tendo primeiro “exit” na startup Kangu. Co-investidor na Bossa Nova; Co-fundador da startup LionTech-IR; e investidor e co-idealizador da Gutenberg Venture Builder.

Deixe um comentário