Notícias

Notícias

Moedas: índice DXY fecha em alta, com tensões na Ucrânia e comentários do Fed

Por
Estadão Conteúdos

O índice DXY, que mede as variações da moeda americana frente a outras seis divisas relevantes, fechou em alta, com o mercado monitorando as tensões geopolíticas entre Ucrânia e Rússia e digerindo comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Neste contexto, o índice DXY encerrou o dia com alta de 0,25%, aos 96,043 pontos. Na semana, o DXY aumentou 0,06%. Enquanto isso, euro baixava a US$ 1,1327 no fim da tarde em Nova York, a libra caía a US$ 1,3600. O iene, considerado um ativo de segurança, também se desvalorizou, com o dólar subindo a 115,10 ienes.

O conflito na Ucrânia segue confundindo os investidores, à medida que circulam mensagens desencontradas. Hoje separatistas de Donbass, no Leste da Ucrânia, decidirem evacuar os residentes da região para a Rússia, citando supostos bombardeios. Enquanto isso, os EUA continuam afirmando que a Rússia está ampliando suas tropas na fronteira com a Ucrânia, mesmo após Moscou ter anunciado retiradas parciais de soldados da região.

Além disso, investidores acompanharam comentários de autoridades do Fed, em meio às especulações sobre as alta de juros básicos. O presidente da distrital de Nova York, John Williams, disse não ver motivos para um passo rápido no aumento de juros já no início. Já o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, defendeu um “reposicionamento” da política monetária por conta da alta inflação.

Para a Western Union, quando a temperatura da crise na Ucrânia parece diminuir, o dólar americano e outras apostas seguras tendem a ter um desempenho inferior. No entanto, quando as tensões aumentam novamente, o dólar se fortalece, pois o risco de uma invasão russa ameaça desestabilizar os mercados globais já voláteis.

De acordo com a Capital Economics, embora tenha se recuperado hoje, o dólar dos EUA perdeu um pouco de terreno contra a maioria das principais moedas ao longo da semana, já que a ata do Fed levou a uma redução das expectativas do mercado para o aperto monetário. “Ainda assim, o dólar pode obter um ganho semanal se o sentimento de aversão ao risco estimular a compra de porto seguro no feriado prolongado nos mercados dos EUA e do Canadá na próxima semana”, pondera a Western Union, em relatório enviado a clientes.