Notícias

Notícias

Piora de NY e commodities empurram Ibovespa para o negativo

Por
Estadão Conteúdos

O Ibovespa começou o pregão desta sexta-feira em alta, mas sem convicção, portanto indicando pouca disposição em apagar as perdas dos últimos quatro pregões. Porém, após valorização, as bolsas americanas passaram a ceder, depois da divulgação da aceleração das expectativas da inflação dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, os investidores avaliam os balanços com resultados divergentes de grandes bancos americanos no terceiro trimestre, enquanto o recuo das commodities impede ganhos nas bolsas por lá e por aqui. Por ora, o índice Bovespa segue no sobe-e-desce, após fechar ontem em queda de 0,46%, aos 114.300,09 pontos.

Na avaliação de André Luzbel, head de renda variável da SVN Investimentos, a volatilidade dos mercados reflete um ambiente recheado de incertezas externas e internas. “Talvez este desempenho seja a concretização do que vimos no VIX, índice de volatilidade, que nesta semana superou a marca dos 30 pontos nesta semana”, diz. Um indicador acima deste nível sugere menor disposição dos investidores em tomar risco, em meio ao quadro incerto.

Luzbel lembra que o comportamento dos mercados ontem é um bom exemplo. Mais cedo, as bolsas em Nova York reagiram em queda ao avanço do índice de preços ao consumidor, o CPI dos EUA, em setembro. Depois, passaram a subir, fechando com ganhos, na esteira das palavras do presidente americanos, Joe Biden, que disse ver no CPI “algum progresso” do país na luta contra a inflação.

“Ontem isso ficou muito claro. O CPI veio ruim, mas depois as falas do Biden fizeram o mercado a ficar positivo, só que aqui não andou”, avalia Luzbel, acrescentando que aqui ainda tem incertezas ligadas ao eleitoral.

“Por mais que tenhamos Congresso mais à direita, a eleição pode definir o futuro de empresas importantes para a Bolsa, como Petrobras”, diz Luzbel.

Gabriel Matesco, especialista em renda variável da Blue3, ainda alerta que “tanto aqui quanto lá fora”, os investidores estão atentos aos resultados corporativos. “Ao mesmo tempo em que a perspectiva de juros altos tende a favorecer os balanços, pode elevar a inadimplência. É preciso ficar atento”, completa Matesco.

Nem mesmo o resultado acima do esperado no volume de serviços no Brasil em agosto anima. O volume de serviços prestados subiu 0,7% em agosto ante julho. No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de 1,1% para 1,3%. O dado superou a mediana de 0,8% das estimativas na pesquisa Projeções Broadcast, de 0,8%. Em relação a agosto de 2021, houve expansão de 8,0% (mediana: 6,85).

Em meio à queda do petróleo de cerca de 3% e de 0,57% do minério de ferro na Chinas, as ações ligadas às respectivas commodities caem.

Às 11h23, Petrobras cedia 0,85% (PN) e 1,13% (ON), enquanto Vale recuava 1,77%. O Ibovespa tinha queda de 0,35%, aos 113.931,46 pontos, depois de cair à mínima diária dos 113.872,10 pontos (-0,37%) e alcançar máxima dos 114.712,03 pontos, em alta de 0,36%.