Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the related-posts-thumbnails domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /opt/bitnami/wordpress/wp-includes/functions.php on line 6131
PLDO: governo prevê que Selic começará a ter um 'recuo gradual' a partir de 2023 VAI Investir - Portal de conteúdos de Investimentos e Educação Financeira
Skip to main content

Notícias

Notícias

PLDO: governo prevê que Selic começará a ter um ‘recuo gradual’ a partir de 2023

Por
Estadão Conteúdos

O governo prevê que a taxa Selic começará a ter um “recuo gradual” a partir de 2023. O trecho foi incluído nas perspectivas econômicas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2023, enviado nesta quinta-feira, 14, pelo governo ao Congresso Nacional.

Essa estimativa considera, segundo o texto elaborado pela equipe econômica, que uma série de choques que levaram à inflação atual se dissipem, entre eles os que afetaram a safra brasileira e o contexto internacional. Assim, isso ajudaria a levar a inflação ao centro da meta e permitiria a redução da Selic. O PLDO prevê Selic média de 10% no próximo ano, 7,7% em 2024 e 7,1% em 2025. Hoje, a taxa está em 11,75%.

“Espera-se que a safra brasileira se normalize ao longo de 2022. Ademais, com a esperada dissipação dos riscos no cenário internacional também se acomodarão as condições financeiras internacionais, refletindo-se em menores custos para controle da inflação no país, o que permite projetar a convergência para o centro da meta de inflação nos próximos anos”, aponta o texto, emendando logo em seguida: “Nesse ambiente, também se prevê recuo gradual da taxa Selic a partir de 2023”.

O PLDO ressalta os choques altistas na inflação em 2021 e 2022, não só no IPCA, mas também no INPC e no IGP-DI. A equipe econômica atribui isso a fatores externos, citando impactos da pandemia e “conflitos recentes no continente europeu”. Em relação ao petróleo, o texto parte do pressuposto de que o barril do Brent recue em relação ao início de 2022.

O texto pondera, contudo, que todo o cenário macroeconômico previsto no PLDO 2023 embute “a continuidade do andamento da agenda de reformas estruturais, a busca do aumento da produtividade e a manutenção do compromisso do governo com a consolidação fiscal”.