A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 fechou em 11,79% (regular) e 11,75% (estendida), de 11,72% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2025 subiu de 10,672% para 10,755% (regular) 10,750% (estendida). O DI para janeiro de 2027 fechou em 10,62% (regular) e 10,65% (estendida), de 10,491% ontem.
Nas mesas de renda fixa, profissionais destacam que, com a agenda mais esvaziada, o mercado redobrou as atenções ao exterior, hoje com o Banco do Japão (BoJ) anunciando o início da retirada de medidas emergenciais ligadas à Covid e reforçando a percepção de aperto nas condições de liquidez global já estabelecida pelas ações do Fed, do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra nesta semana.
Ao mesmo tempo, no Brasil, o Banco Central deixou claras as suas preocupações com a desancoragem das expectativas de inflação, inclusive as de longo prazo, turvando o cenário sobre até onde a Selic pode chegar, num contexto também de permanência das incertezas fiscais. “O que temos hoje na curva é um movimento de realização a partir do que o BC poderá fazer na política monetária num ano de pressão fiscal pela eleição”, afirmou o operador de renda fixa da Terra Investimentos Paulo Nepomuceno.
Preocupa o mercado o pacote de bondades lançado pelo governo em meio ao desempenho fraco do presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto para a corrida eleitoral – ontem a pesquisa Datafolha indicou vitória do ex-presidente Lula já no primeiro turno. As medidas, que incluem o Auxílio Brasil, vale gás e possíveis aumentos ao funcionalismo, entre outras, podem superar R$ 90 bilhões, o dobro do déficit de 2022. À tarde, também pegou mal a derrubada do veto ao fundo eleitoral pelo Congresso, dando a sensação de que a equipe econômica perdeu o controle do orçamento.
O economista-chefe da JF Trust, Eduardo Velho, lembra que o cenário apresentado pelo Banco Central foi o de que não haveria mais piora no cenário fiscal. “Mas consideramos probabilidade elevada de novas ações expansionistas, que podem ainda não ter receita garantida, visando a eleição presidencial”, disse.