Na média global, o volume de serviços prestados cresceu 1,7% em março ante fevereiro.
Os destaques foram os desempenhos dos transportes (2,7%) e dos serviços de informação e comunicação (1,7%). Os demais avanços ocorreram em serviços profissionais, administrativos e complementares (1,5%), prestados às famílias (2,4%) e outros serviços (1,6%).
Comparação com março de 2021
De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em março de 2022 em relação a março de 2021. O volume do setor de serviços teve uma alta de 11,4%, a 13ª taxa positiva consecutiva.
Segundo Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, a alta nos serviços ante março de 2021 teve influência da baixa base de comparação, uma vez que houve um aperto nas medidas de restrição à circulação de pessoas e funcionamento de atividades por conta de uma onda de infecções por covid-19 àquela época do ano passado.
“Houve fechamento de estabelecimentos comerciais em março de 2021”, lembrou Lobo.
A principal contribuição positiva sobre a média global em março de 2022 foi de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (17,2%). Os demais avanços ocorreram em serviços prestados às famílias (62,2%), profissionais, administrativos e complementares (9,1%) e informação e comunicação (4,0%).
A única taxa negativa foi a do setor de outros serviços (-4,3%), pressionado pela menor receita de recuperação de materiais plásticos; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; corretoras de títulos e valores mobiliários; e atividades de administração de fundos por contrato ou comissão.
Difusão
O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior – passou de 65,1% em fevereiro para 68,1% em março.