Charles é brasileiro e iniciou sua carreira na empresa francesa em 2004. Ao longo dos mais de 17 anos de carreira na TotalEnergies, o executivo atuou em cargos de gestão no Brasil, Angola, Paris e, recentemente, era o diretor geral responsável pelas áreas de exploração e produção de gás natural da filial holandesa.
De acordo com a ToalEnergies, ele terá pela frente importantes marcos, como o início da campanha de exploração do bloco C-M-541, o desenvolvimento da área sudoeste do campo de Lapa e contribuirá, com a operadora e os parceiros, na entrada em operação das quatro plataformas de Mero, previstas para até 2025.
Já Blanchard ocupará a posição de diretor geral na filial de Suriname depois de mais de 3 anos de atuação no Brasil. Durante sua gestão, a empresa e seus parceiros anunciaram novos investimentos para o campo de Mero e o início da operação do FPSO P-70 no cluster de Iara.
Também foi na gestão de Blanchard a finalização da primeira campanha de perfuração de Lapa, primeiro ativo em produção operado por uma empresa estrangeira no campo do pré-sal; e a aquisição de 40% de participação no Bloco C-M-541, expandindo a presença da TotalEnergies na operação do pré-sal brasileiro.